Curiosidades

Esse é o motivo pelo qual algumas pessoas são canhotas e outras destras

0

Ser canhoto ou destro é uma característica que você já nasce com ela. Os hemisférios esquerdo e direito do cérebro controlam a coordenação motora dos lados opostos do corpo. A hipótese mais aceita para isso atualmente é que as metades esquerda e direita do cérebro não têm controle igual do nosso comportamento, o que resulta em preferência de uma mão em relação a outra para determinadas tarefas. O domínio de um hemisfério em relação a alguns comportamentos é chamado de lateralização cerebral.

De acordo com um estudo realizado por uma universidade alemã, a capacidade de uma pessoa ser canhota ou destra se desenvolve no útero, mas sua causa não está no cérebro, mas na medula espinhal. Estudiosos descobriram que, às oito semanas de gestação, já existem diferenças genéticas entre mãos esquerda e direita.

A expressão de alguns genes da medula espinhal, responsável pelo controle do movimento das pernas e braços é diferente para cada um desses grupos. Desde 1950 sabemos que a definição da mão dominante acontece na oitava semana de gravidez.

Movimentos das extremidades das crianças são controlados pela medula espinhal, que ordena um movimento com instruções do córtex cerebral. No entanto em estudos recentes, esses duas partes do corpo não são comunicadas em estágios iniciais da gestação. Assim, estudioso concluem que ser destro ou canhoto é determinado diretamente pela medula espinhal.

Ambidestria

Destro

Ambidestria se trata da capacidade que algumas pessoas tem de serem igualmente habilidosas com ambas mãos. Se trata de uma condição bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Existem casos de ambidestros, que hesitam antes de qualquer tarefa de qual mão escolher para realizar determinada tarefa. Atualmente é mais comum vermos pessoas ambidestros entre pessoas canhotas, que são forçados e executar tarefas utilizando a mão direita. Principalmente durante a infância.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

7 estranhas maravilhas da natureza

Matéria anterior

A verdadeira razão pela qual Jiraiya nunca foi revivido em Naruto

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos