Esse gato está subindo ou descendo a escada?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      10/04/15 às 19h53

Assim como o vestido que causou grandes discussões na internet, esse imagem de um gato em uma escada também está gerando polêmica. As pessoas em diversas redes sociais e fóruns estão querendo saber se esse gato está subindo ou descendo as escada. O debate surgiu essa semana no fórum do site 9gag.

A manchete "Esqueça do vestido branco com dourado" gerou mais de 3.700 comentários no momento da publicação. Embora o debate tenha ganhado popularidade nessa semana, a imagem está circulando em outros sites desde 2013. Usuários do site de imagens 'Imgur' dizem em maioria que o gato desce as escadas, já os usuários do Reddit estão divididos enquanto os do Facebook afirmam que se deve observar a cauda do animal para saber se ele está subindo ou descendo.

55

Veículos de comunicação em todo o mundo já estão especulando sobre a nova ilusão de ótica que tomou conta da internet. A BBC acha que a resposta está na direção da alvenaria nas paredes. O Daily Mail aponta que outro post sobre 9gag.com parece argumentar que o gato descendo as escadas.

O veredito

53

Nos concordamos com a BBC. O gato realmente está descendo as escadas. Ainda não conseguiu ver? Calma, a gente explica. O problema surgiu porque quando se  olha da esquerda para a direita, parece que o gato está subindo. Da direita para esquerda, o contrário, parece que está descendo. Quando os gatos estão descendo de algum local eles levantam o rabo pois eles acabaram de calcular todos os movimentos necessários para a descida. Além disso basta olha na parede da imagem.

Ilusão de ótica

56

As ilusões de ótica vem chamando a atenção do ser humano há séculos. Um dos artistas que mais utilizaram essa técnica foi Maurits Cornelis Escher. Ele era um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-ton, que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

 

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+