• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse jornal de 1912 fez uma previsão estranha sobre os tempos modernos

POR Mateus Graff    EM História      22/08/18 às 14h16

Em janeiro deste ano fizemos uma matéria com as 7 previsões assustadoras de Nostradamus para 2018, e parece que apareceu outra previsão para os dias atuais, só que dessa vez feita por um jornal. Essa previsão fala sobre a mudança climática, que refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo.

Não é nenhum segredo que o mundo está sofrendo as consequências da mudança climática, certo? Essa previsão foi feita por um jornal ainda em 1912, e parece que eles realmente previram o problema da mudança climática que estamos passando hoje em dia. Como foi essa previsão? A gente conta mais detalhes para vocês.

Previsão feita em 1912 pelo "Rodney and Otamatea Times"

O jornal falou sobre a queima de carvão que libera dióxido de carbono e, consequentemente, prejudica a nossa atmosfera. No artigo também é dito que isso causará o aquecimento global. Para e época, essa é uma grande previsão do que acontece hoje, já que as temperaturas não param de subir.

O artigo foi publicado exatamente no dia 14 de agosto de 1912, há mais de cem anos. O jornal em questão é o Rodney and Otamatea Times, e o artigo foi publicado na seção "Science and News Notes". A mesma notícia também foi publicada em um nornal australiano e na revista Popular Mechanics.

Eles alertaram sobre o uso indiscriminado dos combustíveis fósseis. Em um certo ponto foram escritas as seguintes palavras: "os efeitos serão consideráveis em alguns séculos". E parece que eles estavam realmente certo pelo fato de que passado pouco mais de um século, já podemos sentir tais consequências.

O artigo diz o seguinte: "As fornalhas do mundo agora estão queimando cerca de 2.000.000.000 de toneladas de carvão por ano. Quando [essa quantidade] é queimada, unindo-se com oxigênio, adiciona cerca de 7.000.000.000 de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera anualmente. Isso tende a tornar o ar um cobertor mais eficaz para a Terra e elevar sua temperatura. O efeito pode ser considerável em alguns séculos".

Uma ideia que já vinha sendo discutida, mas o aviso não serviu para nada

Mas o fato é que essa ideia já estava na consciência coletiva dos queimadores de carvão em todo o mundo há décadas. Para falar a verdade, o New York Times traça a discussão científica do efeito do carvão em nossa atmosfera desde a década de 1850.

E será que esse aviso serviu para alguma coisa? Só para vocês terem uma ideia de como nada mudou, em 2016 o mundo consumiu mais de 5,3 bilhões de toneladas métricas de carvão.

Bom, as consequências estão matando o mundo e as pessoas que aqui habitam, mas como podemos ver, não foi por causa de aviso. Mas e você, o que acha dessa previsão feita em 1912? Acha que o homem realmente não tem jeito e em algum momento esse mundo ficará inabitável? Comenta aqui pra gente!

Próxima Matéria
Via   Vix     Science Alert  
Imagens Ecoa IFL Science
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+