• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse mapa global identifica a origem dos nomes de diversos países, inclusive do Brasil

POR Gustavo Camargo    EM Mundo Afora      29/05/18 às 13h11

Você já se perguntou de onde vieram os nomes dos países? Alguns nomes são descritivos, outros tem versões divergentes. O fato é que todos eles dizem algo sobre o lugar que denominam e isso pode revelar várias histórias e conhecimentos.

E acredite, descobrir de onde vem esses nomes podem ser bastante divertido.  Por exemplo, os nomes dos países da América do Norte e Central contam a história da colonização europeia.

O nome 'América' vem de Américo Vespúcio, um explorador italiano que foi a primeira pessoa a perceber que o continente era uma massa de terra separada e não estava na costa leste da Ásia. Era um lugar com novas terras e que estava destinado a um período de guerras.

O México foi colonizado pela Espanha e sua tradução para o espanhol vem do nome náutatle da capital asteca, chamada de "no umbigo da lua".

A América do Sul possui alguns dos ecossistemas mais variados do nosso planeta. E também é o lar de um dos maiores rios do mundo, o Amazonas. E isso reflete muitos dos nomes dos países ali presentes.

Um nome que chama bastante atenção é o "Vermelho como uma brasa". Que é o nome do Brasil. Tal nome se refere a cor vermelha da madeira do pau-brasil. Sua origem vem da palavra celta "Barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e logo após Brasil.

Ásia

A Ásia possui uma grande diversidade cultural e isso reflete nos nomes dos países. Os outros nomes falam sobre toda a geografia da região. O nome Iraque vem de sua localização nas margens dos rios Eufrates e Tigre. Ele vem do árabe "al-'ir?q", que se traduz como "ao lado da água".

África

Os nomes dos países na África revelam toda a história de colonização e culturas nativas. Um belo exemplo disso é Malaui, que significa "Terras das Chamas", que acredita-se revelar o hábito local de queimar o pasto morto com o intuito de preparar a terra para o cultivo;

Europa

A Europa possui um grande história de explorações, e muitos dos países refletem essa realidade. A França por exemplo leva o nome de uma coalização de tribos germânicas, os francos. O nome frank vem da antiga palavra alemã franka, que significa "feroz".

Oceania

países

A Oceania pode até ser o menor continente, mas possui paisagens diversificadas que fascinam as pessoas a bastante tempo. Foram os gregos que a chamaram de Terra Australis Incognita ou "Terra Desconhecida do Sul", quando eles sonhavam com as ainda desconhecidas paisagens do Hemisfério Sul. O nome Nova Zelândia tem duas histórias: o explorador holandês Abel Tasman a batizou em 1642 de "A Terra do Estado", porque pensou que ela estivesse de alguma maneira ligada às ilhas no sul da Argentina.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+