Curiosidades

Viúva-Negra: Por que essa aranha é tão letal

0

As viúvas-negras possuem uma mordida extremamente letal, e que evolui com o passar dos tempos. Conforme estudos, as aranhas domésticas comuns conseguem produzir compostos tóxicos parecidos em seus semelhantes.

Porém, o veneno das viúvas-negras fêmeas é tão potente que elas começaram a desenvolver teias mais fortes para lidar com presas maiores.

Veneno da viúva negra ataca o sistema nervoso

Meus Bichos

Nas viúvas-negras, a neurotoxina mais poderosa presente no veneno é a latrotoxina, inclusive por causa dela as aranhas possuem o nome científico de Latrodectus. A latrotoxina mais forte se chama alfa-latrotoxina e atinge o sistema nervoso de uma nova vítima.

Isso porque a vítima atingida pela viúva-negra terá a alfa-latrotoxina viajando pelas regiões pré-sinápticas de seus neurônios, uma junção entre a sinapse de um neurônio e suas células musculares. Com isso, as vesículas do neurônio despejam seus neurotransmissores, ocasionando um sentimento muito intenso na pessoa atingida pelo veneno.

Conforme pesquisadores, a latrotoxinas entre aracnídeos é mais comum do que o imaginado. Além disso, a maioria das espécies produz esse tipo de toxina para auxiliar na caçada, porém, outras versões são mais diluídas, o que raramente oferece perigo para os humanos.

O que fazer após ser picado pela viúva-negra

Skeeze/Pixabay

Diferente das aranhas que aparecem em casas, que não apresentam muitos riscos, as viúvas-negras não são assim. Principalmente as fêmeas, que podem desenvolver um veneno tão forte, tão concentrado de toxinas, que conseguiria matar um ser humano adulto.

De acordo com as estimativas, a cada ano cerca de 2,2 mil pessoas são mordidas por uma viúva-negra. Porém, a maioria consegue melhorar em 24 horas após realizar o tratamento adequado. Além disso, as vítimas não costumam possuir nenhum tipo de sintoma de intoxicação, isso porque as aranhas não podem introduzir a toxina na corrente sanguínea.

Algo importante a se dizer é que a pessoa picada precisa buscar ajuda médica imediatamente para não ter risco de danos mais fortes. Em casos de envenenamento por essa aranha que não são socorridos rapidamente, pode haver complicações graves e até mesmo o óbito da pessoa picada.

Dieta dessa aranha

O Arquivo

Para quem ficou com medo, as viúvas-negras não costumam ser muito agressivas e costumam ser hostis apenas quando são provocadas. Por causa disso, não é necessário se preocupar muito se não fizerem nada para provocar uma reação da aranha. Mas qual seria o motivo para o veneno ter sido tão forte?

A pesquisadora da Universidade de Massachusetts, Jessica Garb, explica que isso é devido a uma expansão da dieta dessas aranhas, uma vez que além das presas menores, as viúvas-negras podem se alimentar de pequenos mamíferos e alguns répteis.

Conhecida pelo canibalismo sexual, as fêmeas costumam se alimentar de seus parceiros depois do acasalamento. Por causa disso, acredita-se que elas não possuem nenhuma aversão alimentar. Além disso, de acordo com os pesquisadores, o veneno da viúva-negra possui um coquetel de outras toxinas, o que torna a eficácia da alfa-latrotoxina mais alta.

Após entenderem como funciona esse veneno, os cientistas acreditam que encontraram formas mais eficazes para novos tratamentos para a doença. Por fim, outros cientistas apontam que essas toxinas podem ser utilizadas no tratamento de outras doenças, como Alzheimer, câncer, dores e problemas sexuais.

Fonte: Mega Curioso

Como o Big Bang surgiu do nada?

Previous article

Orbital de Marte chinês captura imagens impressionantes do planeta

Next article

Comments

Comments are closed.