Várias são as perguntas feitas sobre Deus, fé, milagres e outros aspectos religiosos. As respostas podem ser encontradas na Bíblia. O livro é a coleção de textos religiosos que têm um valor sagrado para o cristianismo. Se você crê no que está escrito no livro sagrado, ou foi criado em uma família religiosa, provavelmente, já ouviu fatos sobre ele.

Uma das figuras mais importantes é Maria, mãe de Jesus. Com muitos nomes e rostos, a mãe de Jesus é diferente em cada um dos lugares por onde a gente vai. No entanto, em todos esses lugares, a presença de Maria de Nazaré causou grande comoção. E onde quer que a Virgem Maria faça suas aparições misteriosas, elas marcam esses lugares.

Sendo fruto de devoção de fiéis do mundo todo, a Virgem Maria possui mais de duas mil aparições, ao logo do tempo. No entanto, existem apenas 16 casos reconhecidos formalmente. Enquanto outras 28 aparições contam apenas com aprovação de bispos locais.

A devoção pela Virgem Maria é grande no catolicismo. Mas mesmo tendo ela dado à luz a Jesus ela não é considerada divina pela igreja. E pelo fato de várias partes do mundo seguirem o catolicismo, as aprições da Virgem Maria são comuns em várias localidades.

Oficialização

Segundo a doutrina católica, a idade da "revelação pública" acabou perto do ano 100 d.C., com a morte de João, o último apóstolo. Por isso, as revelações que aconteceram depois desse período são consideradas particulares. Elas iluminam aspectos da fé, mas nunca revelam novos aspectos.

Publicidade
continue a leitura

Várias vezes as aparições são ridicularizadas. E a maioria delas não tem a aprovação oficial da igreja católica, seja tanto pelo bispado local ou pelo próprio Vaticano. E algumas delas podem até ser fraudulentas.

Por causa disso, as aparições, que não são reconhecidas, podem levar a cismas com a igreja oficial. Aquele que diz ter visto da Virgem Maria pode fundar, junto com seus seguidores, movimentos independentes ou então se juntarem a seitas que já existem.

Aparições

Os mapas que mostram as aparições da Virgem Maria mostram que elas aconteceram mais vezes na Europa e depois nos EUA. Na Europa, a Virgem parece ter seus lugares preferidos para aparecer que são a Itália e a França, seguidos pelo sul da Alemanha e Bélgica.

A Espanha e a Polônia não são países oficialmente católicos, mas o número de aparições neles é bem pequeno. Assim como nos Balcãs. E a Escandinávia, que é uma região com vários países ateístas, na tem nenhuma aparição de Maria.

Publicidade
continue a leitura

O número de maiores aparições é visto nos EUA. Mas a igreja não reconhece a maioria delas. No Brasil, acontece a mesma coisa. Somente duas aparições da Virgem no nosso país foram aprovadas pelo bispado local.

E tanto na África como no México, cada um tem uma aparição reconhecida oficialmente pelo Vaticano.

Para quem e por quê?

Segundo o Big Think, as aparições aconteceram em tempos de crise para crianças que estavam em lugares socioeconomicamente humildes. Elas são as únicas que conseguem ver esse fenômeno. E às vezes, essas visitas têm um período longo.

Publicidade
continue a leitura

Geralmente, não acontece um contato entre a Virgem Maria e a pessoa que a observa. Ela aparece para pedir pela construção de uma capela ou igreja, para implorar mais devoção ou fé, e também para avisar sobre o futuro.

Mapas

Quem produziu os mapas com as aparições da Virgem Maria foi a National Geographic e neles é possível ver a geografia das aparições no mundo. O primeiro mapa mostra o globo como um todo. E o segundo, as aparições na Europa.

Os mapas são marcados com figuras. O que cada coisa quer dizer é: as cruzes mostram onde a Virgem Maria apareceu para um futuro santo. Já os pontos amarelos são para aparições relacionadas à tradição católica, mas não oficializadas pelo Vaticano. Os ponto azuis são para as aparições mais recentes e ainda não confirmadas, os pontos verdes são as aparições aprovadas como "dignas de fé", mas não são sobrenaturais. Por fim, os pontos vermelhos são as que um bispo local aprovou como sendo verdadeiras e os pontos vermelhos maiores são as aparições que foram reconhecidas também pelo Vaticano.

Publicado em: 22/05/20 14h28