Curiosidades

Esse portal conecta duas cidades distantes

0

Viajar é algo que praticamente todos, ou ao menos a maioria das pessoas, gostam. Essa é uma das melhores atividades do mundo. Ela sempre deixa aquela sensação de que o mundo pode estar na palma das nossas mãos. Da mesma forma, essa experiência pode fazer com que você vire outra pessoa. Conhecer outros tipos de culturas, outras realidades, o modo de vida como outras pessoas vivem mudam uma pessoa.

Praticamente todo mundo gosta de viajar. E com o avião ficou mais fácil e rápido de chegar em outra cidade do mudo. Mas imagine uma coisa mais rápida, parecendo saída de um filme de ficção.

Portal

Esse é um “portal” que foi aberto entre duas cidades europeias, Vinicius e Lublin. O portal foi construído com o objetivo de encurtar ainda mais a distância entre as pessoas. Esse projeto tem, não somente, um significado incrível como também parece bastante futurista.

O portal tem o formato circular para simbolizar a roda do tempo. E, na ficção científica, ele representa o espaço e o tempo por esse portal circular. A conexão entre a capital da Lituânia, Vilnius, e uma das cidades polonesas mais antigas, Lublin, foi a primeira a ser criada. Na cidade de Vinicius o portal fica ao lado da estação de trem. E em Lublin ele está em Plac Litewski.

A conexão entre essas cidades é histórica, já que no dia primeiro de Julho de 1569 a União de Lublin foi assinada entre a Polônia e a Lituânia na cidade. A união criou um único Estado, a República Polonesa-Lituana, que foi um dos maiores países da Europa na época.

Por conta disso, o portal ligando as duas cidades tem um significado e espalha bem a sua mensagem que é estar unido e não dividido.

Projeto

Os “portais” são compostos por telas e câmeras para transmitir a outra cidade ao vivo. As pessoas veem na tela a imagem de forma parecida com que os astronautas veem as coisas quando olham pela janela da Estação Espacial Internacional em direção ao nosso planeta. Esse efeito é chamado de “efeito visão geral”.

”É incrível como o espaço une a todos. Não importa de que país você vem, não importa sua religião ou seu passado, isso une a todos. Nosso objetivo é um só: é pela humanidade”, disse Hazzaa Ali Almansoori, a primeira pessoa dos Emirados Árabes Unidos no espaço.

O portal não tem som, até porque seria difícil, de forma técnica, transmitir o som de outra cidade 24 horas por dia. No entanto, os criadores conseguem fazer com que o portal tenha som se isso for necessário em eventos especiais, por exemplo.

Mesmo assim, os criadores desse projeto acreditam que as pessoas irão encontrar uma maneira de se comunicarem. Elas veem que as pessoas acenam, mandam beijos ou então fazem algum gesto que acaba envolvendo as partes de cada um dos lados do portal.

Objetivo

Segundo a equipe, “parece que com medidas físicas como o PORTAL as barreiras psicológicas internas desaparecem e as pessoas se envolvem na ação em frente ao portal com entusiasmo e são amigáveis umas com as outras. A maioria não precisa de encorajamento e se aproxima do portal com curiosidade ou talvez buscando conexão humana durante essa pandemia”.

A equipe também acredita que a conversa com estranhos na rua teria alguma dificuldade para acontecer, mas que o portal parece deixar as pessoas mais relaxadas para fazer esse primeiro contato. E o objetivo principal do projeto é conectar pessoas.

“Cercar-nos apenas com aqueles que estão próximos e falam a mesma língua nos dá conforto e uma sensação de estabilidade. Também limita a perspectiva mundial ao círculo interno estreito do nosso. Lamentavelmente, torna-se um espaço perfeito para despertar inseguranças para aqueles fora dele e uma desculpa perfeita para ser descuidado com o mundo que lhes pertence. A cada dia há menos espaço para o diálogo, empatia e compaixão, por sentir e estar unido em nossa casa. É tão fácil acreditar que somos cada um uma onda e esquecer que também somos o oceano. Vamos transcender esse sentimento de separação e ser os pioneiros da unidade”, diz o site oficial.

Conexão

Quem está por trás dessa ideia é Benediktas Gylys, e ele diz que vários desafios que a humanidade está enfrentando hoje foram por falta de compreensão dos outros e do mundo de forma geral. Então, o portal deve unir as pessoas. Ele é um convite para superar a ilusão de divisão que os próprios humanos criaram.

O que acontece com o corpo durante o beijo?

Matéria anterior

Terra tem finalmente 5 oceanos oficiais depois de quase um século

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar