Em 2017, fizemos uma matéria mostrando as causas do fim do mundo segundo Stephen Hawking. Uma das coisas que poderiam destruir tanto a humanidade quanto o mundo é a inteligência artificial ou A.I. (em inglês, artificial intelligence).
Bom, e parece que é melhor começarmos a ficar com medo da A.I.. Estamos fazendo essa afirmação por causa de um robô que foi desenvolvido pela empresa de robótica Boston Dynamics. Eles construíram o robô humanoide Atlas, que é capaz de fazer mais coisas que muita gente sedentária por aí.
Ficou com medo desse robô? Ficará mais ainda quando ver as coisas que ele é capaz de fazer.
No ano passado, os criadores do robô mostraram como ele podia recuperar o seu equilíbrio quando escorregava, assim como desviar de obstáculos. Mas além disso, o que mais esse robô pode fazer? Acreditem vocês ou não, o Atlas já está pulando degraus de até 40 centímetros de altura.
O vídeo abaixo mostra como o robô evolui em relação aos seus movimentos:
Essa cena feita em câmera lenta mostra a precisão dos movimentos de Atlas ao pular as plataformas. Os sensores de software e de visão controlam a navegação do robô. Para uma máquina, a coordenação motora está bem próxima da coordenação do ser humano.
É possível perceber no vídeo que o robô muda o peso de um pé para o outro sem cair. É possível perceber que o robô mexe os quadris e pés para compensar o movimento. Pode até não ser nada impressionante para um humano fazer, mas para a tecnologia isso é um grande avanço.
Os criadores de Atlas o descrevem como “o humanoide mais dinâmico do mundo”. O robô tem uma estrutura bípede de quatro membros. Nos últimos anos, o robô demonstrou que é capaz de se recuperar de um empurrão fazendo uma cambalhota, já correu em um gramado e até já praticou parkour.
Os criadores de Atlas continuam o estimulando a fazer movimentos desse tipo e nós, meros humanos, estamos ficando cada vez com mais medo dessas tão evolutivas A.I..