Ciência e Tecnologia

Um submarino nazista foi encontrado e até hoje representa perigo

0

O submarino nazista U-864, lançado no fim da Segunda Guerra Mundial, está vazando mercúrio a uma profundidade de cerca de 150 metros abaixo do nível do mar. A embarcação foi dividida em duas partes após ser atacada pelos ingleses. Tais partes ficaram afundadas nas águas que banham o território norueguês. Agora cientistas de instituições norueguesas estudam uma forma de parar o vazamento.

O submarino transportava cerca de 73 soldados e cerca de 65 mil quilos de mercúrio. A substância provavelmente seria usada em armas e aviões de guerra. O destino da embarcação nazista era o Japão, porém, as tropas britânicas impediram que o submarino chegasse até lá. A Marinha Real Norueguesa descobriu a embarcação em 2003.

O submarino

As partes que restaram do U-864 estão descansando próximas a ilha de Fedje, na Noruega. Os 65 mil quilos de mercúrio que o submarino estava transportando, desde a época do seu naufrágio, em torno de 1945, vêm sendo liberado nas águas da região. Aproximadamente 4 kg do elemento tem sido despejado no mar todo ano, o que tem afetado a vida marítima.

O governo norueguês tem tentado encontrar formas de solucionar o problema há algum tempo. Seu mais recente plano é isolar 4,4 hectares ao redor da embarcação, para assim, tentar conter a contaminação das águas pelo mercúrio.Uma sonda, desenvolvida por uma empresa da Holanda, foi contratada para fazer um levantamento dos destroços e as condições para executar o plano norueguês de conter o vazamento que vem acontecendo desde 1945.

A Noruega terá de desembolsar cerca de 25 milhões de libras para completar a missão e, ao que tudo indica, ela terá início no começo de 2019. Acima, uma animação que demonstra como deverá acontecer a execução do plano norueguês.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Esse robô fazendo parkour vai te deixar com medo da A.I.

Matéria anterior

Homem tem surpresa assustadora depois de colocar câmera escondida na sua cozinha

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos