CuriosidadesFatos Nerd

Esse russo criou o primeiro sabre de luz retrátil do mundo

0

Quem é que nunca assistiu a filmes de ficção científica sem desejar que algum dispositivo maluco ali apresentado fosse real? Produções do gênero são marcadas por inovações, nos mostrando um mundo surreal de possibilidades que, em algum momento da história da humanidade, podem acabar se transformando em algo plenamente tangível, como por exemplo, o sabre de luz.

Dentre os filmes de ficção científica mais amados até hoje está Star Wars. Toda a saga nos apresentou várias tecnologias novas que sonhamos um dia em ter. Com certeza, uma das coisas mais marcantes do universo Star Wars é o famoso e icônico sabre de luz. Praticamente todo mundo já quis ter um desse em casa.

Justamente por isso, várias pessoas ao redor do mundo tentaram trazer para o mundo real esse sabre de luz visto no filme. Agora, o Guinness Book reconheceu, em janeiro desse ano, a criação do youtuber Alex Burkan, dono do canal “Alex Lab”.

Sabre de luz

Ele conseguiu desenvolver o primeiro sabre de luz retrátil do mundo. Para realizar esse sonho de todos os fãs de Star Wars, o russo projetou o sabre de luz a partir de uma lâmina de plasma que mede um metro de comprimento. Além disso, a lâmina pode chegar a mais de 2.800° C através de um eletrolisador, quebrando moléculas de água em hidrogênio e oxigênio por meio da eletricidade.

A partir desse eletrolisador, Burkan conseguiu produzir o plasma verde do sabre de luz. O mais impressionante é que o sabre pode cortar metais, e até mesmo aço, com precisão.

Além disso, o youtuber e criador explicou que o sabre de luz tem outras funções além dessa. “O plasma é um fluxo de partículas altamente ionizado, então este sabre de luz também pode atrair raios e outras cargas de alta tensão”, destacou ele.

Invenção

Aventuras na história

Antes de decidir tornar realidade o ícone da franquia Star Wars, Burkan pesquisava e trabalhava na área de geração de hidrogênio há quase dez anos. Então, ele usou essa tecnologia na idealização do sabre de luz, mas precisou de peças específicas para que pudesse construi-lo.

O próximo passo é a expectativa de que ele consiga melhorar o sabre de luz para que ele fique ainda mais parecido com a espada jedi dos filmes de ficção científica. Além disso, Burkan quer aumentar também o tempo que o sabre de luz pode funcionar, visto que agora o tempo máximo que ele consegue operar é de apenas trinta segundos.

“Acho que a ciência vai nos ajudar e, finalmente, podemos aproximar o sabre de luz da versão cinematográfica”, disse o inventor ao Guinness World Records.

Tecnologias

Tecnoblog

E não é somente o sabre de luz que está virando uma realidade. Outras tecnologias vistas nos filmes de ficção científica também já fazem parte do nosso mundo real, como por exemplo, os carros autônomos. Até pouco tempo, parecia maluquice pensar em carros que andassem sem pilotos. No entanto, atualmente, já podemos contar com carros que andam de forma completamente independente, um deles, é projetado pelo Google, sendo um dos mais avançados que temos.

Além dele, uma coisa bem vista nos filmes é que alguns acessos apenas são permitidos depois de uma análise de retina, feito por algum dispositivo. Fredrik Leifland, estudante da Universidade Sueca de Lund, decidiu aplicar este conceito para o pagamento de contas bancárias, tornando o processo muito mais seguro e confiável. Já no ano de 2014, 15 lojas e restaurantes utilizavam a tecnologia para efetuar o pagamento de seus clientes.

Na época, cerca de 1.600 clientes estavam ativos no sistema, o utilizando como alternativa para pagamentos com cartões de crédito. Com certeza, esse será um sistema que logo ficará ainda mais popular no mundo todo.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: YouTube, Aventuras na história, Tecnoblog

Forbes aponta empresária de 89 anos como a mulher mais rica do Brasil

Matéria anterior

Estudo revela o caso mais antigo de canibalismo da história

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione nosso aplicativo web. Não vai ocupar espaço no seu telefone e você recebe as notificações de novos conteúdos.
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.
Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications