Curiosidades

Esse sistema separa o oxigênio da água salgada de Marte

0

Desde que o homem foi à lua, as expedições e explorações do espaço sempre pairaram a humanidade. Os humanos sonham em ir para Marte, praticamente desde quando o planeta foi descoberto.

Depois da Terra, Marte é o mais popular, e isso por vários motivos. Algumas pessoas alimentam a teoria de que há vida no enorme planeta vermelha. Outras dizem que os extraterrestres, que vemos em tantas histórias, partiram de lá. Já os cientistas o veem com outros olhos e estudam a possibilidade de habitá-lo.

Mesmo com todas as expedições, ainda se sabe muito pouco sobre Marte. Ele é o segundo menor planeta do sistema solar, tendo apenas 10% da massa da Terra. O planeta também tem a montanha mais alta conhecido de todo o sistema solar.

A superfície do Planeta Vermelho é conhecida pela sua aridez extrema. E o planeta todo é desértico com rochas, areia e gelo em algumas partes.

Oxigênio

E as pesquisas sobre como explorar a superfície de Marte não param. Tanto que, pesquisadores da Universidade de Washington, em Saint Louis, afirmam ter descoberto um novo sistema. Esse sistema conseguirá extrair quantidades significativas de oxigênio e hidrogênio dos depósitos de água salgada presentes na  superfície do Planeta Vermelho.

De acordo com os pesquisadores, o processo de eletrólise pode até mesmo melhorar os sistemas parecidos na Terra.

“Nosso eletrolisador de salmoura marciano muda radicalmente o cálculo logístico das missões para Marte e além. Esta tecnologia é igualmente útil na Terra, onde abre os oceanos como uma fonte viável de oxigênio e combustível”, disse Vijay Ramani, professor de engenharia química, na Washington University e coautor do artigo.

Teste

Antes de realmente ser mandado para Marte é preciso fazer testes. Para simular a superfície marciana, a equipe testou o sistema em uma temperatura de -36º Celsius.

Os resultados que eles tiveram foram bem impressionantes. Esse sistema conseguiu produzir 25 vezes a quantidade de oxigênio que o experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte (MOXIE) fez no rover Perseverance da NASA.

Uma coisa curiosa que os pesquisadores viram é que, as impurezas que existem na água de Marte pode acabar ajudando.

“Eles evitam que a água congele e também melhoram o desempenho do sistema eletrolisador ao diminuir a resistência elétrica”, disse Shrihari Sankarasubramanian, cientista e co-autor do artigo.

Planos

Agora, a equipe planeja implantar o sistema para produzir hidrogênio e oxigênio, a partir da água salgada e impura que alimenta o nosso planeta.

Futuramente, o oxigênio desse sistema pode acabar criando oxigênio sob demanda em submarinos ou em outras embarcações de exploração em alto mar.

O que é a doença misteriosa que deixou centenas de hospitalizados na Índia?

Matéria anterior

Série de O Senhor dos Anéis divulga 20 novos nomes para o elenco

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications