Ciência e Tecnologia

O que é a doença misteriosa que deixou centenas de hospitalizados na Índia?

O que é a doença misteriosa que deixou centenas hospitalizados na Índia?
0

Na Índia, uma doença misteriosa deixou centenas de pessoas hospitalizadas. Com isso, apenas no estado de Andhra Pradesh, uma pessoa morreu e outras 227 foram internadas por conta da doença. Mas, afinal, do que se trata a doença que vem gerando tanta repercussão dentro e fora do país?

De acordo com equipes locais de saúde, os sintomas da doença são diversos. Assim, entre os principais sintomas, temos: náuseas, convulsões e até perda de consciência. Até o momento, as informações que temos não mostram muito. De toda forma, percebemos um crescimento da doença entre os dias cinco de seis de dezembro.

Uma nova doença surge no meio da batalha contra a Covid-19

Também vale lembrar que a doença surgiu em meio à outra batalha de saúde na Índia, que acontece contra a Covid-19. De todo o mundo, a Índia é o segundo país mais atingido pelo coronavírus no mundo. Com isso, o país está apenas atrás dos Estados Unidos. No Estado de Andhra Pradesh, local do surto da doença desconhecida, temos também, um dos números mais altos de casos de infecções pelo novo coronavírus. Para se ter uma ideia, até o momento desta publicação, já são mais de 800 mil infecções.

Segundo autoridades de saúde e médicos locais, não há uma relação entre essa nova doença e a Covid-19. Inclusive, Alla Kali Krishna Srinivas, ministro da Saúde na Índia, todos os pacientes que foram diagnosticados com a doença misteriosa também testaram negativo para o novo coronavírus.

Em entrevista ao jornal The Indian Express, um médico do hospital público de Eluru relatou um pouco mais dos efeitos da doença. “As pessoas que ficaram doentes, principalmente as crianças, de repente começaram a vomitar após reclamar de dor dos olhos. Alguns desmaiam ou convulsionam”, afirma o médico.

Como o país está lidando com a doença?

Até o momento, 227 pessoas que foram internadas, 70 receberam alta e outras 157 continuam no hospital. Em entrevista, Jaganmohan Reddy, ministro-chefe do Estado, explicou que equipes médicas especiais estão sendo enviadas até a cidade de Eluru. Desse modo, a prioridade é investigar a causa da doença e como ela está se alastrando entre pacientes e seus familiares.

De acordo com Srinivas, amostras de sangue dos pacientes já passaram por uma primeira análise. Com isso, não foi encontrada nenhuma evidência de que exista algum tipo de infecção viral na transmissão da doença. “Descartamos a contaminação da água ou poluição do ar como causa depois que as autoridades visitaram as áreas onde as pessoas adoeceram”, afirma Srinivas. “É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório vão revelar exatamente o que é”, completa o ministro da Saúde.

Enquanto isso, N. Chandrababu Naidu, do Telugu Desam, um partido de oposição, solicita uma ampla investigação a respeito do caso. Para eles, a causa da doença misteriosa foi contaminação. “Com mais de 250 pessoas afetadas, a situação em Eluru está piorando. Exijo uma investigação imparcial e completa sobre o incidente”, afirma em uma publicação no Twitter. “Pode haver um fracasso mais infeliz e maior do que este? O incidente de contaminação da água de Eluru exige uma declaração de Emergência de Saúde”, completa Naidu.

7 atores que viveram pesadelos reais nos sets de gravações

Matéria anterior

Esse sistema separa o oxigênio da água salgada de Marte

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos