CuriosidadesMundo Animal

Esse tipo de formiga consegue encolher e ampliar de novo seu cérebro

0

O reino animal é, às vezes, assustador e esconde diversos segredos. As formigas estão entre os seres mais estudados por causa do seu comportamento. Se você procurar, certamente vai encontrar alguma formiga em sua casa. Elas são seres comuns que vemos todos os dias. As formigas são incrivelmente inteligentes. Algumas pessoas não as consideram pragas. Embora existam casos em que elas podem ser um grande incômodo.

Embora sejam insetos fascinantes, as formigas causam esse tipo de opiniões mistas. Segundo estudiosos, existem mais de dez mil espécies de formigas conhecidas, e elas são consideradas bem organizadas e bem sucedidas. Algumas espécies podem viver por mais de 10 anos, formar avançados níveis de sociedade, ter “super força” e em alguns casos, até organizar métodos de tortura.

Tudo isso faz com que a curiosidade científica por esses insetos seja muito grande, e uma variedade de estudos sejam feitas para desvendar os mistérios envolvendo as formigas. Mostrando que as descobertas feitas nesse inseto são inversamente proporcional ao seu tamanho.

Um exemplo disso é o que acontece quando a rainha de uma formiga saltadora índia morre. Quando isso acontece, outras fêmeas imediatamente começam a competir pelo trono e passam por uma transformação interna bizarra.

Uma equipe de cientistas que estava estudando esse ritual descobriu que a formiga saltadora indiana pode realmente mudar o tamanho do seu cérebro. Até o momento, ele é o único inseto conhecido capaz de encolher e crescer de novo seu cérebro. A formiga consegue fazer isso graças a um processo complexo que, provavelmente, tem o objetivo de realocar e conservar energia enquanto as formigas competem pelo novo papel.

Combate

Assim que a rainha morre, a maioria das fêmeas em uma colônia começam imediatamente atacar umas às outras com suas antenas em uma batalha pelo trono. Então, um punhado de vencedoras, chamadas gamergates, surgem e começam a se reproduzir em massa.

As gamergates e as formigas operárias são bem parecidas. Contudo, conforme diz o estudo, as gamergates tem os cérebros bem menores. Principalmente nas regiões que são relacionadas à visão e cognição.

“Se você olhar dentro de seus corpos, poderá ver as enormes transformações pelas quais passam”, disse o principal autor do estudo e biólogo da Kennesaw State University, Clint Penick.

Tamanho do cérebro

Como as gamergates parecidas com rainhas vivem suas vidas acasalando e botando ovos na escuridão da colônia, elas não precisam ser capazes de procurar comida ou então enxergar. E como o cérebro é um órgão que consome muita energia, a formiga acaba simplesmente eliminando partes para economizar energia.

“As formigas operárias precisam de um cérebro grande para lidar com essas tarefas cognitivas, mas os gamergates não precisam pensar muito. Depois de vencerem o torneio, eles se tornam pouco mais do que máquinas de colocar ovos”, explicou Penick.

Os cientistas acreditavam que as gamergates morreriam quando elas fossem retiradas da colônia. No entanto, ao invés disso, elas se transformam de volta em formigas operárias. Isso faz com que seus cérebros voltem exatamente ao mesmo tamanho que tinha antes do combate pelo trono.

Musselina de Dhaka, o tecido que, mesmo não existindo, desafia gerações

Matéria anterior

4.300 anos de fezes de morcego revelam o passado da Terra

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.