Mundo Animal

Esse tubarão é o ser vertebrado mais velho da Terra

0

Os tubarões são fascinantes, apesar de colocarem medo na maioria das pessoas. E, novos estudos envolvendo os tubarões-da-groenlândia mostraram coisas interessantes e inesperadas sobre eles. Aparentemente, este é o vertebrado com a maior expectativa de vida da Terra. E, apesar de já imaginarem que eles poderiam viver muito tempo, nada se compara com o resultado mostrado pelo estudo.

Para se ter uma ideia, os cientistas dinamarqueses responsáveis pelo estudo afirmaram que este é o vertebrado mais velho da Terra. A pesquisa, assim como seus resultados, foram postados em forma de artigo na revista Science. Essa espécie animal vive nas águas frias das profundezes do Atlântico Norte e nos mares do Ártico – ao leste do Canadá e a oeste da Rússia. Os estudos feitos acabaram resultando em uma idades aproximadas chocantes.

A análise do tubarões-da-groenlândia

Os especialistas acabaram encontrando uma fêmea de 5,4 metros pertencentes a essa espécie e isso os intrigou. Para descobrir qual seria a sua idade eles utilizaram a datação por radiocarbono para analisar as suas lentes oculares, assim como a de 27 outros tubarões-da-groenlândia. O resultado foi que o mais velho do grupo, a fêmea mencionada, tinha cerca de 392 anos. Considerando algumas margens de erro, a idade média do tubarão-da-groenlândia foi colocada entre 272 e 512 anos.

O trabalho feito para determinar a idade do animal não foi uma tarefa fácil. Diferente de outras espécies desse animal, como o tubarão branco que possuí um tecido calcificado crescendo em camadas em seus osso das costas – que permite a datação do animal, os tubarões-da-groenlândia são mais macios e não possuem essa camada. O que exigiu que eles encontrassem outra forma de fazer isso. A datação feita por radiocarbono consiste no fato de que a lente do seu olho possuí proteínas que não se renovam. Por isso, isolar o tecido formado pelo tubarão quando ele era apenas um filhote permitiria que eles atribuíssem uma idade a ele com base na perda das proteínas.

Fatores interessantes sobre a espécie

Apesar de viverem por uma quantidade inimaginável de tempo, o amadurecimento do animal acontece de forma lenta. Eles descobriram que a maturidade sexual dos tubarões-da-groenlândia só é atingida quando eles ultrapassam os 3,9 metros de comprimento, o que acontece por volta dos seus 156 anos de idade. O que pode ser um indicador negativo para eles e gerá preocupações nos especialistas.

Mesmo com todas as descobertas que fizeram, os pesquisadores não sabem ao certo porque eles vivem tanto tempo mas tem as suas suspeitas. Eles acreditam que o ambiente frio em que vivem faz com que a sua temperatura corporal seja baixa. Isso acaba fazendo com que o seu metabolismo seja lento e, consequentemente, tenham menos danos em seu tecido. Os especialistas seguem dizendo que é preciso tomar cuidado com eles. Isso porque a sua reprodução tardia deixa a população da espécie vulnerável. Ainda sim, eles são extremamente interessantes, concorda? O que acharam dessa espécie centenária?

19 atrizes dos filmes de super-herói sem um pingo de maquiagem

Matéria anterior

Conheça a história de superação dessa mulher que foi barrada na escola por não ter braços

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications