Mundo Animal

Esse tubarão é o ser vertebrado mais velho da Terra

0

Os tubarões são fascinantes, apesar de colocarem medo na maioria das pessoas. E, novos estudos envolvendo os tubarões-da-groenlândia mostraram coisas interessantes e inesperadas sobre eles. Aparentemente, este é o vertebrado com a maior expectativa de vida da Terra. E, apesar de já imaginarem que eles poderiam viver muito tempo, nada se compara com o resultado mostrado pelo estudo.

Para se ter uma ideia, os cientistas dinamarqueses responsáveis pelo estudo afirmaram que este é o vertebrado mais velho da Terra. A pesquisa, assim como seus resultados, foram postados em forma de artigo na revista Science. Essa espécie animal vive nas águas frias das profundezes do Atlântico Norte e nos mares do Ártico – ao leste do Canadá e a oeste da Rússia. Os estudos feitos acabaram resultando em uma idades aproximadas chocantes.

A análise do tubarões-da-groenlândia

Os especialistas acabaram encontrando uma fêmea de 5,4 metros pertencentes a essa espécie e isso os intrigou. Para descobrir qual seria a sua idade eles utilizaram a datação por radiocarbono para analisar as suas lentes oculares, assim como a de 27 outros tubarões-da-groenlândia. O resultado foi que o mais velho do grupo, a fêmea mencionada, tinha cerca de 392 anos. Considerando algumas margens de erro, a idade média do tubarão-da-groenlândia foi colocada entre 272 e 512 anos.

O trabalho feito para determinar a idade do animal não foi uma tarefa fácil. Diferente de outras espécies desse animal, como o tubarão branco que possuí um tecido calcificado crescendo em camadas em seus osso das costas – que permite a datação do animal, os tubarões-da-groenlândia são mais macios e não possuem essa camada. O que exigiu que eles encontrassem outra forma de fazer isso. A datação feita por radiocarbono consiste no fato de que a lente do seu olho possuí proteínas que não se renovam. Por isso, isolar o tecido formado pelo tubarão quando ele era apenas um filhote permitiria que eles atribuíssem uma idade a ele com base na perda das proteínas.

Fatores interessantes sobre a espécie

Apesar de viverem por uma quantidade inimaginável de tempo, o amadurecimento do animal acontece de forma lenta. Eles descobriram que a maturidade sexual dos tubarões-da-groenlândia só é atingida quando eles ultrapassam os 3,9 metros de comprimento, o que acontece por volta dos seus 156 anos de idade. O que pode ser um indicador negativo para eles e gerá preocupações nos especialistas.

Mesmo com todas as descobertas que fizeram, os pesquisadores não sabem ao certo porque eles vivem tanto tempo mas tem as suas suspeitas. Eles acreditam que o ambiente frio em que vivem faz com que a sua temperatura corporal seja baixa. Isso acaba fazendo com que o seu metabolismo seja lento e, consequentemente, tenham menos danos em seu tecido. Os especialistas seguem dizendo que é preciso tomar cuidado com eles. Isso porque a sua reprodução tardia deixa a população da espécie vulnerável. Ainda sim, eles são extremamente interessantes, concorda? O que acharam dessa espécie centenária?

19 atrizes dos filmes de super-herói sem um pingo de maquiagem

Artigo anterior

Conheça a história de superação dessa mulher que foi barrada na escola por não ter braços

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido