Esse vídeo chocante da lua se aproximando da Terra é totalmente real [Vídeo]

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      11/06/18 às 13h37

Imaginem vocês relaxando no topo de uma montanha quando do nada a Lua parece estar passando muito, mas muito perto da Terra. Bom, o vídeo que vocês verão hoje, caros amigos parece ser mentira, mas acreditem, é real e parece que a lua está passando na superfície da Terra.

Estamos falando do vídeo da NASA Astronomy Picture of The Day (APOD), publicado no dia 3 de junho de 2018. Mas por que só nesse lugar foi possível ver a lua tão de perto? Bom, a gente mostra para vocês o vídeo e explica direitinho o que está acontecendo.

A lua passa muito perto da Terra

Bom, confiram o vídeo abaixo para que depois possamos explicar o que está acontecendo.

Essa vídeo foi feito do Monte Teide um vulcão nas Ilhas Canárias, e foi feito através de uma lente telescópica de muito, muito longe. Essa lua é conhecida como 'lua do leite', que é a primeira lia cheia do mês de maio. O vídeo foi feito no dia 30 de maio. As pessoas no vídeo estão a cerca de 16 quilômetros de distância do telescópio e, curiosamente, na verdade não estão assistindo ao desaparecimento da lua.

Elas estão, na verdade, assistindo o nascer do Sol, que está acontecendo atrás do fotógrafo. A aparência da lua é notoriamente diferente. Muitas vezes parece maior para nós quando está no horizonte - um fenômeno conhecido como a "ilusão da lua".

Acredita-se que isso aconteça por várias razões, incluindo que a distância nos parece dependendo de sua posição no céu e como a percebemos em comparação com o que mais podemos ver no mesmo quadro.

Mas existe mais do que apenas um zoom extremamente aproximado. Como a equipe da APOD explica, nem mesmo a Lua está realizando a maior parte do movimento no vídeo - na verdade, estamos vendo a rotação do nosso planeta.

"O que está se movendo é principalmente a Terra, cuja rotação faz com que a lua desapareça lentamente atrás do Monte Teide" , explicam .

Ah, e isso não é um lapso de tempo, a propósito. A velocidade que você está vendo é exatamente o quão rápido a lua estava se pondo.

Mas e você, já tinha visto esse vídeo incrível? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+