• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse vulcão ficou em erupção por 5 anos e as fotos dele são surreais

POR Jesus Galvão    EM Mundo Afora      06/04/18 às 13h18

Em maio de 1969, o Kilauea, o maior vulcão do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, após um grande estrondo, começou a entrar em erupção. O derramamento de lava durou 5 anos consecutivos, se tornando a mais longa erupção do vulcão em pelo menos dois milênios.

A equipe do Observatório de Vulcões do Havaí havia notado que o reservatório de magma havia começado a inchar, porém, eles não chegaram a prever que a atividade vulcânica se iniciaria tão logo, e que muito menos duraria até o verão de 1974.

A erupção

Além do tempo de sua duração, a erupção marcou sobre como tudo aconteceu. Grandes explosões levaram lava para todos os lados do vulcão. Uma impressionante redoma de fogo se formou, e segundo a USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), algumas explosões teriam ultrapassado os 75 metros de altura.

Em junho, uma enorme fonte de lava de 220 metros ganhou espaço no vulcão. Em 15 de agosto, o gêiser de lava havia diminuído seu tamanho para cerca de 8 metros, em forma de um cogumelo. A atividade, a esse ponto da erupção, era basicamente constante. Um outro evento que impressionou os pesquisadores e aqueles que presenciaram os fenômenos foi a lava quente que escorria pela cratera Alae.

Cachoeiras de lava de 100 metros de altura em agosto daquele ano começaram a se formar. "Para dois observadores que testemunharam o acontecimento, nada poderia superá-lo durante toda a erupção." Afirmou a USGS, em seu site oficial. Outra grande fonte de lava surgiu em outubro. O que sinalizava que aos observadores que a erupção não estava nem ao menos próxima de um final.

Por falar nos observadores, o calor advindo do vulcão era tão forte e intenso, que mesmo atrás de um muro de pedras a cerca de 800 metros de distância as altas temperaturas eram sentidas. Eles chegaram a relatar que a grama cerca da plataforma por diversas vezes chegou a pegar fogo.

#1

#2

#3

#4

#5

#6

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Galileu     Science Alert  
Imagens Acredite
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+