Curiosidades

Esses são alguns países que possuem mais de uma capital

0

Todos nós sonhamos em viajar o mundo e conhecer diversos tipos de comidas, músicas, lugares, culturas como um todo. Está cada vez mais comum, encontrar pessoas dedicando tempo e poupando dinheiro para realizar o sonho de ir a outro país. Na hora de decidir nosso destino, geralmente, escolhemos o país e, em seguida, a cidade que queremos conhecer. Normalmente, optamos pela capital de um determinado lugar. Isso porque trata-se de uma das cidades mais importantes, senão a mais importante. De origem latina, capitalis significa “relativo à cabeça“, ou seja, a capital é considerada a cabeça de um território.

É nesse lugar que o governo toma as decisões mais importantes de um país e que afetarão diretamente a população como um todo. A capital, além de ser onde se exerce o controle sobre todo um território, também precisa evocar um senso de unidade. Toda a população precisa sentir que o lugar é acessível. Por esse motivo, muitos países trocam o lugar de suas capitais. Esse é o caso de Brasília, por exemplo. A cidade foi construída dentro do estado de Goiás, justamente por estar no centro do Brasil. A ideia era simples: fazer dela a capital acessível do país.

Por causa de questões históricas e governamentais, alguns lugares não conseguem chegar em um consenso. Por esse motivo, têm mais de um capital. Pensando nisso, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou alguns países que possuem mais de uma capital. Confira conosco e surpreenda-se.

Países que têm mais de uma capital

1 – África do Sul

A África do Sul tem como capitais a Cidade do Cabo, Pretoria e Bloemtofein. Antes da criação e união da África do Sul, em 1910, o território, que hoje forma o país, era composto por quatro territórios diferentes: Colônia do Cabo, Transvaal, KwaZulu-Natal e Estado Livre de Orange. Após a unificação, não conseguiram chegar a um consenso de onde seria a capital do país. Por esse motivo, foram definidas três capitais. A Cidade do Cabo, sede do poder legislativo; Pretoria, sede do poder executivo e Bloemfotein, sede do poder judiciário.

2 – Benim

As capitais de Benim são Porto Novo e Cotonou. Desde que era colônia francesa, o país que fica no leste africano, sempre teve Porto Novo como capital oficial. Mas, ainda nesse período, a cidade de Cotonou era onde ficava centralizado o governo. Com a independência da França em 1970, a organização continuou. Porto Novo agora é a capital administrativa e sede do poder legislativo. Enquanto isso, Cotonou é a capital econômica e sede do poder executivo e judiciário.

3 – Malásia

Malásia tem como capital Kuala Lumpur e Putrajaya. Essa decisão, de ter duas capitais, é algo recente. Kuala Mumpur, a  oficial do país, estava muito cheia politicamente. Desta forma, o governo resolveu construir uma cidade planejada, criada apenas para centralizar as funções administrativas e governamentais. Sendo assim, a cidade de Putrajaya se tornou a capital administrativa e sede do governo federal em 1999.

4 – Países Baixos

Esse país também tem duas capitais: Amsterdã e Haia. O lugar sempre foi assim. Haia, desde 1855, alguns anos depois do estabelecimento da República Unida dos Países Baixos, é a sede  do governo. Enquanto isso, Amsterdã se tornou a capital oficial em 1814, logo após a ocupação francesa na região. A cidade é ainda capital da Holanda do Norte.

5 – Sri Lanka

Colombo e Sr Jayewardenepura Kotte são as capitais desse país. Tempos depois de ganhar a independência da Inglaterra, em 1948, o governo do país chegou a conclusão de que a capital Colombo estava muito cheia politicamente. Sendo assim, em 1977, se decide que a sede do legislativo seria mudada para outro lugar. Em 1982, o parlamento do país também se mudou para lá. Desde então, Sri Jayewardenepura Kotta é a capital legislativa.

6 – Suazilândia

Mbabane e Lobamba são as capitais da Suazilândia. O país sempre teve duas capitais. Em Lobamba, fica a sede do reino africano, além de ainda ser a cidade onde o parlamento do país se reúne. Enquanto isso, em Mbabane, por sua vez, é a capital oficial e administrativa, sede de todas as demais instituições governamentais.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo.

Buracos negros podem ser criados em aceleradores de partículas

Matéria anterior

Isso é o que acontece se você tomar suco de cenoura com frequência

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.