Ter um filho pode ser um sonho maior da mulher, mas existem homens também que sonham em ser pais. Essa fase é estressante para ambos os pais e os hormônios que a mãe produz após o parto geram o momento de apego entre ela e a criança nos primeiros anos de vida, o que torna as coisas um pouco mais difíceis para os pais.

Tomando essa premissa de aproximação, cientistas decidiram estabelecer se os hormônios afetam os pais e quais as substâncias biologicamente ativas fazem o homem ser mais cuidadoso com seus filhos.

Os cientistas da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, fizeram um estudo com 298 homens dos quais alguns já tinham sido pais e outros eram pais de primeira viagem. O que o estudo propunha era que os pais pegassem seus filhos no colo uma hora depois do nascimento. E os níveis de cortisol e testosterona foram medidos logo após os pais terem pegado seus filhos.

Estudo

Publicidade
continue a leitura

A testosterona é o principal hormônio masculino e regula o desenvolvimento das características sexuais e comportamento sexual. A medição desse hormônio foi feita já que ele reduz o efeito do cortisol no corpo e quando os níveis desse hormônio estão mais baixos, os homens ficam mais emotivos.

O cortisol é um hormônio que regula o metabolismo de carboidratos e também o desenvolvimento de reações de estresse. A medição dele foi para ver como o nascimento de uma criança afeta o estresse do pai e como afeta o apego do pai com o bebê.

Outra parte do estudo foi feita depois de dois e quatro meses da criança já nascida, para ver o quão envolvido os pais estavam na educação da criança.

A conclusão que os pesquisadores descobriram foi que o nível de cortisol antes de pegarem seus bebês no colo era alto e depois do contato com a criança, ele diminuía. E os pais que tiveram os níveis de cortisol aumentados, quando seguravam seus filhos no colo se tornariam pais mais cuidadosos. Outra conclusão foi que os pais que tiveram os níveis de testosterona abaixados no segundo dia depois do nascimento do seu filho, estavam mais envolvidos no processo de cuidar deles mais tarde.

Publicidade
continue a leitura

Tipos

Várias pesquisas mostraram quais homens são melhores pais e como eles influenciam seus futuros filhos.

Publicidade
continue a leitura

A idade do pai afeta o tempo de vida de seus filhos. As crianças de pais jovens tendem a viver mais e têm menos problemas de saúde.

Se o futuro pai tomar vitamina D, os filhos serão mais fortes do que os outros por volta dos cinco anos.

Filhos de pais que têm antecedentes criminais geralmente têm habilidades cognitivas mais baixas do que filhos de pais sem passado criminoso.

Aqueles pais que ganham muito podem desempenhar um papel significativo na criação do filho, mesmo com esteriótipos de que pais ricos não têm tempo para criar seus filhos.

Publicado em: 10/10/18 00h26