Esses são os significados das bandeiras de alguns estados brasileiros

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      08/09/15 às 18h21

O Brasil é gigante em extensão territorial, sendo considerado o 5º país do mundo nesse segmento em questão, relacionado às dimensões geográficas. São ao todo em torno de 8,51 milhões de quilômetros quadrados.

Já pensou no quanto a nossa gigantesca nação possui de diversidade nos seus vários estados? Ou você tem a impressão errônea de que a cultura e os costumes do norte ao sul do Brasil, são praticamente iguais?

Vamos ilustrar para vocês um pouco de cada um desses costumes, até mesmo em detalhes específicos como a explicação das bandeiras de alguns estados. Confira ai você mesmo:

1- Goiás

bandeira-goias

Idealizada e criada por Joaquim Bonifácio de Siqueira, a bandeira goiana foi instituída em julho de 1919. As quatro faixas verde são representadas para mostrar o poderio das matas e da natureza de Goiás. Assim como as amarelas que demonstram as riquezas de Goiás. O emblema acima azul ilustra o céu do paraíso verde-plano brasileiro, e as estrelas representam o Cruzeiro do Sul.

2- Minas Gerais

bandeira-minas-gerais

Criada em janeiro de 1963, a bandeira mineira possui um triângulo vermelho proposto por Tiradentes para remeter à Santíssima Trindade. Ou então, em uma outra versão, "liberdade, igualdade e fraternidade", os dizeres que maçons idealizaram a serem os representados pelo triângulo.

O vermelho acabou sendo adotado por remeter à conflitos, e as vitórias. E a frase em latim é de um versículo do poeta romando Virgílio e significa: "liberdade ainda que tardia".

3- Paraíba

bandeira-paraiba

Em 1930, a bandeira do estado da Paraíba, começou a entrar em vigor, com as cores vermelha e preta e os dizeres "NEGO", em branco. O vermelho, que ocupa a maior parte da bandeira, significa a cor do movimento político da "Aliança Liberal", já a cor preta é o luto da Paraíba, pela morte do governador e pré-candidato a presidência, João Pessoa. A palavra NEGO, representando em branco, é o registro de um fato da década de 30, durante a República do Café com Leite, onde os paulistanos indicaram outro paulistano para ocupar à presidência. Foram as palavras que representavam o descontentamento do povo paraibano com essa política.

4- Rio Grande do Sul

bandeira-rio-grande-do-sul

A bandeira gaúcha tem origens pertinentes à Guerra dos Farrapos, em 1835. É formada por um retângulo dividido nas cores, verde, vermelho e amarelo, na diagonal com um brasão no meio da parte avermelhada da bandeira. O verde ilustra as matas dos Pampas e a riqueza natural do estado; já o vermelho simboliza os ideais revolucionários que estão intrínsecos à história do povo gaúcho, e o amarelo diz respeito às riquezas do estado.

 

5- Pernambuco

bandeira-pernambuco

A belíssima bandeira do estado do Pernambuco, foi criada em 1817. O azul da bandeira pernambucana ilustra a grandiosidade do céu do estado nordestino. Já o branco representa a paz, que possui uma cruz vermelha incrustada dentro e remete a fé na justiça. O arco-iris simboliza a união dos pernambucanos e o sol ilustra a força e a energia.

 

6- Rio de Janeiro

bandeira-rio-de-janeiro1

Criada em 1965, a bandeira do Rio de Janeiro nas cores azul e branca, mostram as origens portuguesas de lá, pois essas eram as cores da monarquia lusitana, desde 1097. Em outra interpretação, o branco é a convenção da prata, que simbolizava pureza, esperança e paz, e o azul representaria a justiça, sabedoria e persistência. O brasão de formato oval, e mostra a silhueta da Serra dos "rgãos, e o Pico de Deus, além da baixada fluminense, representada em verde, e a parte em azul, ilustra os mares cariocas.

7- São Paulo

bandeira-sao-paulo1

A bandeira paulistana foi criada em 1888, posterior à abolição da escravatura, em uma época em que a monarquia estava prestes à cair perante a República.

A bandeira era lotada de referências aos bandeirantes, as treze faixas, sete pretas e seis brancas, ilustravam os dias e noites de conflitos, que os bandeirantes tiveram que resolver pelo estado. Já a cor vermelha demonstra o sangue derramado por eles, e as quatro estrelas amareladas, representam o cruzeiro do sul, por ele ter servido de rota de guia nas noites em busca do desbravamento.

 

8- Santa Catarina

bandeira-santa-catarina

A atual bandeira catarinense é mostrada com um retângulo vermelho e uma faixa branca no meio, na região horizontal. E em seu centro á um grande losango verde-claro com o brasão que representa o estado em seu centro, formado por uma estrela branca, uma águia marrom de asas abertas, segurando pelas garras uma âncora e uma chave de modo cruzado.

No topo da estrela, há um gorro vermelho e nas laterais existem as ilustrações de um ramo de café e um de trigo, e no peito da ave os dizeres: "17 de novembro de 1889". A águia representa o povo catarinense, os ramos demonstram as lavouras agrícolas dos catarinenses, e as cores vermelha e verde ilustram as cores das roupas de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado sulista. Além do gorro que representa a república,

9- Amazonas

bandeira-amazonas (1)

Adotada em 1982, a bandeira do estado do Amazonas, é representada por um retângulo com as cores branco, vermelho e azul. No canto superior esquerdo, existem 25 estrelas brancas de cinco pontas. As faixas brancas na bandeira, representam a esperança, e a vermelha no meio, ilustra as dificuldades já passadas.

O cantão azul do canto esquerdo com as 25 estrelas, representam os 25 municípios do maior estado do Brasil, em que se dividia, em agosto de 1897, sendo a maior delas, atribuída à capital, Manaus.

10- Acre

bandeira-acre

A bandeira oficial do estado localizado no norte do país, foi instituída em 1995, um modelo igual ao decretado quando em 1889, foi declarado um estado independente. As cores verde e amarela são representadas pelos desejos de paz e esperança, além da amistosidade em demonstrar a integração ao país. A estrela vermelha da bandeira, ilustra o sangue dos bravos que lutaram para que ocorresse a anexação do estado ao território nacional.

Faltou o seu estado? Compartilhe um pouco da sua cultura local conosco, pois podemos adicionar ao conteúdo da matéria.

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+