Notícias

Estados Unidos não exige mais entrevista para retirada de visto americano; veja quem está liberado

0

Viajantes agora podem comemorar as facilitações que o governo dos Estados Unidos promoveu para o visto americano, eliminando uma série de burocracias para brasileiros que desejam visitar o país norte-americano.

Em parceria com os consulados e embaixadas no Brasil, o governo dos EUA dispensaram a realização da entrevista presencial para a emissão de alguns tipos de vistos. Eles são voltados majoritariamente para viagens temporárias. O visto permanente ainda segue com as mesmas regras, sem previsão para mudança.

O ponto positivo é impactar os trâmites necessários para conseguir a passagem, que agora exige menos entrevistas e etapas de verificação. Essas mudanças já tinham sido introduzidas em 2022, e, agora, foram estendidas até o final de 2023.

Acredita-se que a transição venha a ser definitiva, especialmente por incentivar a viagem de brasileiros para os Estados Unidos, movimentando sua economia.

As novas facilidades impactam o visto americano de estudante, turismo, intercâmbio e trabalho.

Objetivo das mudanças do visto americano

Via Pexels

O principal objetivo da nova mudança no visto americano é reduzir o tempo de espera na concessão dos documentos exigidos pela lei de imigração dos Estados Unidos.

A medida é rígida para estrangeiros, mas por conta das boas relações entre Brasil e EUA, além do número de pessoas que vão até o país, foi possível promover essa facilidade para alguns casos.

Os benefícios são voltados para casos de primeiro pedido ou renovação de visto H-2, para quem trabalha no local. No entanto, mantém-se a regra da temporariedade. Ou seja, somente trabalhos sazonais ou temporários podem ter as facilidades na renovação.

Caso seja a primeira vez que o brasileiro está solicitando o pedido para trabalho, poderá dispensar a entrevista com os oficiais consulares, agilizando o processo. Assim, as empresas contratantes também poderão adiantar os contratos.

Outras isenções de entrevista para o visto americano

Via Pexels

Enquanto isso, além do H-2, o visto para trabalho temporário, existem outras pessoas que receberão dispensa da entrevista. São elas:

  • H-1 ou O (especialistas);
  • H-3 (estagiário);
  • H-4 (familiares de titular de visto H);
  • L (executivos e gestores);
  • P (atletas/artistas);
  • Q (programas internacionais).

A condição para esses casos é que o indivíduo já tenha um visto americano autorizado anteriormente ou nunca tenha recebido negativa de entrada para um pedido.

A intenção é facilitar a viagem de pessoas que irão contribuir para os trabalhos nos Estados Unidos, desde que apresente contratos temporários e comprovem a estadia reduzida.

O mesmo se aplica para personalidades executivas e gestores em viagem a negócios com empresas norte-americanas. Mesmo quem nunca tirou o visto americano poderá ter facilidades na entrevista.

Visto de turismo

Via Pexels

Além disso, vale reforçar uma boa notícia para viajantes que estão em busca de turismo nos Estados Unidos. Isso porque as novas regras também se estendem para esses casos, que são a maioria dos pedidos de brasileiros.

Ou seja, qualquer renovação de visto americano para viagens de turismo (B2) cuja pessoa já tenha autorização e não recebeu negativa anterior dispensa a entrevista oficial. No entanto, é preciso ter atenção, pois o visto anterior deverá ter menos de 48 meses.

Contudo, segundo anúncio do governo americano, as regras de isenção da entrevista podem não se aplicar para casos em que os funcionários consulares entendem que existe necessidade.

Não serão todas as avaliações, mas os oficiais poderão exigir a entrevista especial se acharem que é necessário após a apresentação do documento. Assim, conforme as condições locais de cada posto diplomático, existe a chance de recrutamento para conversa presencial.

No entanto, de modo geral, acredita-se que existirá menos burocracia para a retirada do visto americano na maioria dos casos. Isso irá incentivar brasileiros que planejam a viagem internacional, e contribuir com pessoas imigrando a trabalho.

 

Fonte: TecMundo

Imagens: Pexels, Pexels, Pexels

Faz mal tirar cera do ouvido?

Artigo anterior

The Last of Us: quem é quem (conheça o elenco e personagens)

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido