Estudiosos enfim conseguem descobrir qual era o verdadeiro rosto de Cleópatra

POR Lucas Curado    EM História      10/10/17 às 15h46

Em 1963 o clássico hollywoodiano "Cleópatra" de Joseph L. Mankiewicz é lançado trazendo como a faraó egípcia a jovem Elizabeth Taylor. A beleza de Elizabeth é inegável, porém está muito longe de se comparar com os verdadeiros traços da Cleópatra que cativara Júlio César e Marco Aurélio muitos séculos atrás.

Dois pontos essências são que, primeiramente, essa noção da beleza branca europeia e ocidentalizada não se aplica aqui.  O segundo ponto é que grande parte da real beleza da famosa Cléo está em maior parte relacionada com seu estonteante poder de persuasão e capacidade de articulação.  Em outras palavras, a faraó não era somente bonita, mas uma pessoa muito inteligente.

Cleópatra, A rainha do Egito

Sally-Ann Ashton, uma egiptóloga da universidade de Cambridge, na Inglaterra, teve trabalho de reconstruir as verdadeiras feições da rainha egipcia. Utilizando de diversas gravuras, moedas antigas e esculturas do templo de Dendera, cidade ao oeste do Nilo, ela chegou a um modelo mais real do que seria a verdadeira Cleópatra.

De acordo com as conclusões da egiptóloga, Cleópatra media em torno de 1,52 de altura e possuía pele escura. Não só isso, como observou que a faraó estava ligeiramente acima do peso, o que não diminui nem um pouco seu charme. Sua feição tinha como características um nariz grande, lábios finos e queixo pontudo

Dizem as boas línguas

Plutarco, um historiador grego da época descreve a ultima monarca egípcia como uma beleza não convencional. Colocando a palavra "extraordinária" em bom uso, dentro de seu sentido literal, para descrever a faraó. Cleópatra tinha não só um charme e uma aparecia "exótica" para os padrões da época, mas encantava a todos com seu discurso e inteligência.

Não é de menos que dois os mais poderosos personagens da história romana se apaixonaram pela mulher. Tanto Júlio Cesar como Marco Aurélio se renderam a seus encantos e participaram de um dos maiores romances que o mundo já viu. Inspirando filmes e a literatura.

A reputação de Cleópatra era tão celebre e mística que ela mesma era considerada a própria reencarnação da deusa Ísis. Uma das mais belas, inteligentes e poderosas divindades do panteão egípcio.

O que você achou dessa matéria? Kate Perry pode até tentar (como no clipe de Black Magic), mas sempre só ira haver somente uma verdadeira rainha do nilo e seu nome é Cleópatra! Deixe seu comentário ai em baixo e até a próxima.

Lucas Curado
Rapaz de 24 anos de idade que acha que memes, sushi e cultura pop são bem apetitosos.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+