Estudo aponta bebidas que dobram o risco de câncer no intestino

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesjaneiro 14, 2025

O câncer é uma das doenças mais temidas pelo mundo inteiro. Ele é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que provocam o crescimento, desordenado e maligno, de células. Dentre todos os tipos, o câncer de intestino começa no intestino grosso e se desenvolve a partir de formações pré-tumorais, chamadas pólipos. Em todos tipos dessa doença, as pessoas fazem o possível para evitar tê-la. A boa notícia é que existem bebidas que dobram o risco de câncer no intestino.

De acordo com estudos recentes a respeito desse tema, os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer são a má alimentação, o tabagismo e o consumo de álcool. Outro fator de risco importante é o consumo de bebidas açucaradas.

Segundo evidências, tomar duas ou mais bebidas açucaradas,  por dia, dobra as chances de câncer de intestino nos adultos com menos de 50 anos. Isso quer dizer que, com cada dose diária, o risco de câncer aumenta em 16% nas mulheres e 32% nos adolescentes.

Bebidas que dobram o risco de câncer no intestino

O antagonista

Dentre as bebidas que dobram o risco de câncer no intestino estão as esportivas (energéticas), bebidas com sabor de frutas e refrigerantes. Elas são tidas com as maiores fontes de açúcares da dieta ocidental.

Para se chegar a essa conclusão, o estudo durou mais de duas décadas. Ele teve uma amostra de quase 100 mil profissionais de enfermagem durante o período de 1991 a 2015. De acordo com Fernando Maluf, oncologista e fundador do Instituto Vencer o Câncer, uma das melhores coisas que os cientistas fizeram, foi englobar um grupo de 40 mil enfermeiras que colocaram no seu estilo de vida, ainda na adolescência, o consumo de bebidas doces de forma regular.

“Estamos começando a perceber um aumento considerável no risco de câncer em indivíduos que consomem mais de 250 ml de bebidas açucaradas por semana. Esses consumidores podem aumentar o risco de câncer de intestino entre 35 a 40% em comparação a quem não consome esses tipos de bebidas”, disse Maluf.

Ainda conforme o médico, mesmo que essas conclusões sejam bem alarmantes existe uma esperança. Tanto que ele mesmo disse que “quanto mais tarde se inicia a ingestão dessas bebidas, menor é o risco de desenvolver câncer de intestino no futuro”.

O estudo veio como uma forma de aviso a respeito das bebidas que dobram o risco de câncer no intestino e serve de alerta para que os pais controlem o consumo excessivo feito pelas crianças.

Fonte: Catraca livre 

Imagens: O antagonista 

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...