Curiosidades

Estudo pioneiro construiu um mapa corporal para as sensações de alucinação

0

Se engana quem pensa que apenas pessoas com algum tipo de distúrbio mental podem ver alucinações. Isso é mais comum do que se imagina e pode ser causado por diversos fatores, alguns ainda misteriosos para a ciência.  Alucinações acontecem com indivíduos mentalmente saudáveis e podem desencadear várias experiências sobrenaturais. Para se ter uma ideia, até um simples café, um remédios errados podem originar alguma alucinação. Não há o que temer, embora algumas possam ser realmente assustadoras.

Cerca de uma em 30 pessoas irá experimentar, pelo menos, um episódio psicótico durante sua vida. E por mais que o que se conversa sobre alucinações fique concentrado no aspecto visual e auditivo, várias pessoas que vivem com psicose sabem que essa perspectiva é limitada.

Tanto que, agora, os pesquisadores deram mais atenção para a paleta rica de experiência que vem junto com os episódios alucinatórios. Eles fizeram um mapa corporal que descreve os tipos de emoção, consciência e até mesmo sensação tátil que várias vezes complica uma série de distúrbios neurológicos.

Estudo

Para que isso pudesse ser feito, os psicólogos da Universidade de Leicester, no Reino Unido, pegaram voluntários através das equipes de Intervenção Precoce em Psicose do Serviço Nacional de Saúde. Depois disso, eles pediram a eles que documentassem suas alucinações que aconteciam em sua vida, durante uma semana.

O diário dado aos voluntários foi estruturado de uma maneira onde eles também conseguissem anotar outras emoções, sensações e até estados cognitivo que viessem com os sintomas visuais e auditivos que são mais típicos.

Depois da semana documentada, os voluntários fizeram uma entrevista cara a cara, de meia hora, com uma das pesquisadoras. Na entrevista, a pesquisadora lia o diário e o discutia com o voluntário.

Como resultado disso se fez uma espécie de mapa que rompeu os limites das alucinações. Elas foram descritas como eventos que podem afetar praticamente qualquer parte do corpo.

“A gama de sentimentos no corpo e ao redor do corpo, no espaço peripessoal, foi particularmente interessante. Os participantes muitas vezes descreveram que o método os ajudou a compartilhar experiências que eram difíceis de expressar em palavras”, disse a autora principal do estudo, Katie Melvin.

Alucinações

As alucinações, normalmente, são associadas às doenças mentais. No entanto, elas podem ser uma experiência comum de várias pessoas. Além disso, essas experiências podem variar de forma considerável. Como por exemplo, afetando a qualidade do sono, a motivação e a capacidade de interagir com outras pessoas ou ficar em um emprego.

Mesmo que seja claro que as alucinações podem ser diversas, até o momento ninguém tentou quantificar a gama de sentimentos que podem surgir. Embora a amostra desse estudo feito seja pequena, 12 pessoas, ele é somente o ponto de partida e uma base para que se pergunte o quão comum a “‘experiência sensorial multimodal incomum'”, ou MUSE, pode ser.

“Os mapas do MUSE envolvem documentar alucinações na vida diária e incluem mapeamento corporal. O artigo compartilha novas percepções por meio de mapas corporais e dados sobre a sensação imediata de alucinações”, explicou Melvin.

Um exemplo é entre as pessoas que ouvem vozes. Entre elas, o volume pode variar de maneira considerável. Até um terço dos participantes ouvia sussurros, enquanto aproximadamente um quarto ouvia gritos ou berros. E quase metade dos voluntários tinham  estômago embrulhado, ou borboletas, antes ou quando ouvia vozes.

Além disso, os voluntários também relataram sensações mais intensas, de contenção, náuseas ou, em alguns casos, dores físicas. Como também, descreveram sensações de formigamento nos membros e sensação do corpo como se estivesse pegando fogo.

Conseguir entender como esses mapas representam a população geral pode ajudar a apontar um caminho para melhorar as terapias existentes para que as pessoas achem formas de lidar com esses desafios particulares de experiências.

“Os próximos passos para esta área de pesquisa serão entender melhor a incorporação e sensação de alucinações em diferentes populações e desenvolver intervenções para apoiar isso”, concluiu Melvin.

Fonte: https://www.sciencealert.com/scientists-have-constructed-the-first-ever-body-map-of-sensations-for-hallucinations

Vídeo de teste do carro da Hyundai que pode estacionar de lado

Artigo anterior

Parasita bizarro disfarçado de língua é visto em um peixe no Texas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido