Curiosidades

7 distúrbios psicológicos que vão confundir sua mente

0

Doenças psicológicas nem sempre são diagnosticadas facilmente, e muitas vezes, não têm sintomas físicos. As causas dessas enfermidades também são multifacetadas e podem ocorrer por vários fatores e até ter um caráter genético. Algumas como ansiedade e depressão já são conhecidas pela maioria das pessoas, mas existem aquelas que, de tão estranhas, provavelmente você nunca ouviu falar.

Existem as tão específicas de um lugar que afetam somente as pessoas que são originárias ou que visitam um determinado local. E tem aquelas que podem afetar qualquer pessoa, mas de tão raras são pouquíssimos casos conhecidos. Listamos alguns desses distúrbios aqui.

1 – Síndrome de Jerusalém

Esse distúrbio mental afeta as pessoas que visitam Jerusalém. O que tal condição causa nas pessoas é que elas acreditam que são personagens bíblicos, que são parentes ou que ousseum alguma relação próxima com Jesus.

Em um dos casos de pessoas afetadas, uma mulher foi a um hospital falando que daria a luz a um Jesus bebê, mesmo ela não estando grávida. Outro caso foi com um austríaco, que pediu para os chefs do hotel em que ele estava hospedado para prepararem a Última Ceia.

2 – Síndrome de Stendhal

Essa síndrome, que também é conhecida como Síndrome de Florence ou hiperculturemia, pode afetar as pessoas que são frequentadoras de galerias de arte. O que faz com que eles desenvolvam os sintomas é ficarem impressionados com a beleza das obras expostas. O coração das pessoas começa a bater mais rápido e elas ficam tontas e confusas.

Algumas pessoas não precisam necessariamente estar em uma galeria de arte, apenas em um ambiente bonito, e assim elas também apresentarão os sintomas. Tem pessoas que se comportam feito loucas, alucinam e até mesmo chegam a desmaiar.

3 – Delírio de Fregoli

Quem sofre com esse delírio acha que as outras pessoas são, na verdade, a mesma pessoa disfarçada. Além diss,o elas acham que as várias aparências que ela vê e roupas diferentes, não passam de um disfarce totalmente elaborado.

O nome da doença é uma homenagem ao ator italiano que era conhecido por suas várias imitações. A primeira vez em que essa síndrome foi observada foi em uma mulher que achava que todo mundo era, na verdade, duas atrizes e ela chegou a atacar um estranho que ela achou que fosse uma dessas atrizes.

4 – Licantropia Clínica

Ele é um distúrbio mental que faz com que as pessoas achem que estão se transformando em animais, principalmente lobos. E como eles acham que realmente estão se transformando em animais, eles roncam como tal e tentam usar os dedos como garras.

Em 1852, foi o primeiro caso registrado em que um homem pensava que estava se transformando em um lobisomem. O homem acreditava que estava coberto de pelos e tinha dentes afiados, assim como lobos.

5 – Ilusão de Cotard

Quem sofre com esse distúrbio pensa que está morto. Para os acometidos por esse problema, eles não estão no controle de seus corpos e alguns até acham que já estão apodrecendo. Alguns pacientes sabem que estão vivos, mas às vezes acham que algumas partes de seu corpo estão mortas ou que nem existam.

Essa ilusão pode ser causada por um incidente traumático como acidente ou desmaio, o que faz com que as pessoas achem que eles, na verdade, morreram no acidente. E várias vezes, eles acreditam que não podem morrer de novo já que estão mortos.

6 – Folie A Deux

Em francês isso significa loucura de dois, que é uma loucura psicológica em que os delírios de uma pessoa passam para outras. Outros nomes para essa loucura podem ser folie a trois, folie a quatre ou folie en famille, quando afetam três, quarto ou uma família inteira respectivamente.

O primeiro caso foi documentado no século XIX, quando um casal chamado Michael e Margaret pensou que alguém estava entrando em sua casa e usando seus sapatos.

7 – Paramnesia reduplicativa

Esse distúrbio mental é raro. As pessoas que sofrem com ele acham que sua casa ou que seu prédio foi clonado e, às vezes, até acham que sua casa se disfarçou para se parecer com outra. E em outros casos podem acreditar que o hospital onde eles estão sendo tratados é na verdade sua casa disfarçada. Existe um aspecto que as pessoas podem achar que  alguma coisa foi tirada de suas casa e levada para outro lugar.

7 piores desafios alimentares que você nunca deve fazer

Matéria anterior

Dragon Ball Super: Broly revela detalhe importante sobre família de Vegeta

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.