• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estudo revela os 6 exercícios que mais emagrecem

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      06/08/19 às 16h49

O peso corporal pode ser influenciado por diversos fatores. Incluindo, o estilo de vida que levamos e a genética. Entretanto, pesquisadores conseguiram identificar, através de um estudo, seis exercícios específicos que podem lhe ajudar na hora de se manter em forma. Mesmo que seus genes não colaborem tanto.

No estudo, participaram 18.424 chineses adultos em Taiwan, com idades entre 30 e 70 anos. De acordo com as análises, as atividades mais efetivas na redução do índice de massa corporal (IMC) em indivíduos com predisposição à obesidade são: corrida regular, alpinismo, caminhada, passo acelerado, dança e longas práticas de yôga.

Por outro lado, curiosamente, muitos exercícios, ditos populares, não demonstraram trazer tão bons resultados para as pessoas cujo a genética os torna mais propensos a serem obesos. Em específico, exercícios como ciclismo, alongamento, natação e o jogo de console Dance Dance Revolution, muito utilizado pelas pessoas como uma forma de se exercitar. Esses exercícios, embora sejam benéficos de muitas outras formas, parecem não serem capazes de neutralizar o viés genético.

"Nossas descobertas mostram que os efeitos genéticos nas medidas de obesidade podem ser diminuídos em vários níveis, realizando diferentes tipos de exercício", escreveram os pesquisadores, em seu artigo publicado, na revista científica PLOS Genetics. "Os benefícios do exercício físico regular são mais impactantes em indivíduos mais predispostos à obesidade".

Outras quatro medidas de obesidade foram analisadas pelos pesquisadores, além do IMC. Isso, para formar um quadro mais completo do perfil dos participantes. Entre elas, o percentual de gordura corporal (PGC), circunferência da cintura (CC), circunferência do quadril (CQ) e relação cintura-quadril (RCQ).

Resultados

De uma forma geral, corridas regulares, ao menos 30 minutos, três vezes por semana, acabaram sendo a maneira mais eficaz de combater os genes da obesidade em todos os participantes. Segundo o que sugeriram os pesquisadores, as formas menos eficazes de exercícios normalmente são aquelas que não consomem tanta energia. E, por isso, elas não funcionam tão bem. Tal afirmação foi determinada com base nas informações encontradas, no banco de dados Taiwan BioBank.

Uma outra observação, feita pelos cientistas, foi que as atividades em águas frias, como a natação, podem deixar as pessoas famintas. O que as levariam a comerem mais. Tal estudo foi muito eficaz em um de seus principais objetivos, que era mostrar que a disposição genética para obesidade não significa que ela seja inevitável. O exercício certo, realizado de forma regular, pode lutar contra isso.

"A obesidade é causada pela genética, pelos fatores do estilo de vida e pela interação entre eles", disse Wan-Yu Lin, epidemiologista da Universidade Nacional de Taiwan, ao portal Newsweek. "Embora os materiais hereditários sejam inatos, os fatores do estilo de vida podem ser determinados por você mesmo".

O número de pessoas obesas no mundo tem aumentado rapidamente. Cerca de 13% da população mundial é considerada como estando obesa. Portanto, algumas medidas precisam ser tomadas para reverter essa tendência. A obesidade afeta nossa saúde de diversas formas. Aumentando os riscos de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, entre outros problemas.

Estudos como esse podem nos ajudar a encontrar maneiras de manter um peso saudável. Mesmo quando a genética impõe a sua força. Em muitos casos, alguns minutos de esforço diário já são o suficiente para colhermos bons resultados.

"Estudos anteriores descobriram que a realização de exercícios físicos regulares poderia atenuar os efeitos genéticos sobre o IMC. No entanto, poucos estudos investigaram o PGC ou medidas de obesidade central. Essas medidas de obesidade são ainda mais relevantes para a saúde do que o IMC", concluíram os pesquisadores.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+