Ciência e Tecnologia

Estudo revela que Urano tem cheiro de ‘peidos’

0

Urano é o sétimo planeta a partir do sol em nosso sistema solar. É o terceiro maior planeta dos 8 que o compõem. O planeta leva o nome de um deus grego que personificava o céu. Uma recente descoberta da astronomia seria de que o orbe tem sua atmosfera superior repleta de sulfeto de hidrogênio.

Essa molécula, segundo os cientistas teria cheiro de ovo podre. Ela é frequentemente encontrada na flatulência humana. Apesar de muitas pessoas estarem  fazendo piadas por aí, a descoberta é muito importante e pode dar pistas importantes, como sobre a formação do sistema solar.

A atmosfera do planeta

A composição das nuvens de Urano nunca haviam sido identificadas. Cientistas identificaram anteriormente amostras de amônia e sulfeto de hidrogênio, mas não haviam provas suficientes para comprovar. A altura das nuvens na atmosfera do planeta, se fossem compostas por amônia, também pareciam equivocadas.

Porém, novos estudos parecem ter esclarecido um pouco mais as dúvidas da comunidade científica. “Nós finalmente temos uma noção mais definida do que as nuvens são feitas. Isso significa que, em Urano, e provavelmente em Netuno, há maior abundância de enxofre do que nitrogênio. Em Júpiter e Saturno, você tem uma camada de nuvem de amônia sobre as demais”, disse o professor Patrick Irwin, da Universidade de Oxford.

Mas os cientistas alertam que para o sulfeto de hidrogênio ter cheiro igual a ovos podres é necessário que ele esteja em concentrações de cerca de 3-5 partes por milhão. Já acima de 30 partes por milhão ele teria cheiro bem forte de algum doce. Tão forte que poderia causar fadiga, perda de apetite e até mesmo tontura.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Ele sobreviveu a um ataque de tubarão, urso e serpente e está vivo para contar sua história

Matéria anterior

Venom – Simbionte aparece em novo trailer do filme

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar