Estudo revela resultado assustador para quem dorme até muito tarde

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      13/04/18 às 19h44

Há um tempo atrás escrevemos uma matéria com os 8 prazeres que só as pessoas noturnas sentem. Hoje trouxemos uma alerta que especialistas no assunto estão dando para pessoas que ficam acordadas até mais tarde. Não podemos negar que é uma delícia ficar acordado até mais tarde. Fazer maratonas de séries, reunir com a família ou mesmo sentar numa mesa de bar com os amigos é algo prazeroso.

Mas um novo estudo, feito por cientistas da Universidade de Surrey (Reino Unido), em parceria com a escola de medicina da Universidade de Northwestern, em Illinois (EUA), diz que é melhor dormir e fazer essas coisas de dia. A gente explica melhor esse estudo para vocês.

O estudo

A pesquisa diz que quem dorme mais cedo tem mais disposição e tem chances de viver mais. Depois de analisar 433 mil pessoas, cada uma teve que se classificar de qual categoria era. As categorias eram as seguintes: definitivamente matutinos, matutinas moderadas, noturnas moderadas ou definitivamente noturnas. Qual é a sua?

Depois, foi analisado qual a probabilidade que cada um dos participantes do estudo tinha de vir a falecer nos próximos seus anos e meio. Os pesquisadores estudaram os dados e concluíram que as pessoas noturnas tem cerca de 10% mais chances de morrer mais cedo do que as pessoas matutinas.

Além disso, as pessoas noturnas também eram mais propensos a apresentarem níveis de diabetes mais elevados, doenças e distúrbios mentais. O professor de neurologia da Universidade de Northwestern, disse que "há consequências para a saúde e para o corpo de pessoas noturnas que tem que viver em um mundo de pessoas matutinas."

Os autores da pesquisa acham que essa é, na verdade, uma questão de saúde pública. E também que é necessário repensar sobre a nossa rotina. O professor de cronobiologia, da Universidade de Surrey, fez um alerta. "Devemos permitir que indivíduos noturnos entrem e saiam do trabalho mais tarde, em locais que seja possível. E precisamos de mais pesquisas sobre como podemos ajudar essas pessoas a manterem o relógio biológico ajustado com o horário do Sol."

Ainda não se sabe porque algumas pessoas tem um relógio biológico desregulado com o horário do Sol. Mas sabe-se que existem especulações de que possa estar relacionado com o estresse psicológico, refeições em horários inadequados, falta de atividades físicas, noites pouco dormidas e ficar acordado até tarde. Outros especialistas dizem que pode haver algo relacionado com o uso de drogas e álcool.

Mas e você, é do tipo de pessoa que vai pra cama tarde? Acha que isso pode influenciar na sua expectativa de vida? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+