CuriosidadesEntretenimento

Etiópia bateu um recorde que todo país deveria tentar bater

0

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, está centrado em uma questão mundial. Ahmed visa combater os efeitos do desmatamento e as mudanças climáticas na Etiópia, um dos países mais propensos à seca. De acordo com a ONU, a Etiópia perde 35% da área total de sua cobertura florestal no início do século 20. Em relação à proporção do país, menos de 4% do território da Etiópia é coberto por florestas hoje. No final do século 19, a cobertura de florestas chegava a 30% do território do país. Na época, a Etiópia já tinha 105 milhões de habitantes.

Para mudar tal cenário, o país decidiu plantar mais de 353 milhões de árvores. O movimento aconteceu no início desta semana. E a ação foi considerada pelas autoridades do país como um exemplo que deveria ser seguido mundialmente. A campanha de reflorestamento, conhecida como “Green Legacy” (Legado Verde), foi promovida pelo próprio ministro. Milhões de etíopes participaram do movimento em diversas regiões do país.

Funcionários das Nações Unidas, da União Africana e de embaixadas estrangeiras na Etiópia também fizeram questão de participar. O ministro de Inovação e Tecnologia do país, Getahun Mekuria, divulgou pelo Twitter que 353.633.660 mudas de árvores foram plantadas em doze horas. A Etiópia é um dos 28 países africanos que se comprometeram a restaurar um total de 100 milhões de hectares de florestas, até 2030. A ideia do país é seguir buscando obter segurança alimentar e aumentar a resistência do país às mudanças climáticas. Em 2016, o país prometeu restaurar 15 milhões de hectares de suas florestas nesse período.

O atual recorde mundial de plantio é da Índia, que utilizou 800 mil voluntários para plantar mais de 50 milhões de árvores, em 2016. Em contrapartida ao movimento, críticos defendem que o ministro esteja usando a ação como uma maneira de distrair o público dos desafios que seu governo está enfrentando. Um dos desafios enfrentados envolvem conflitos étnicos que forçaram cerca de 2,5 milhões de pessoas a deixar suas casas.

Por outro lado, a iniciativa pode ser uma das principais armas para combater os efeitos das mudanças climáticas. De acordo com recentes estudos, as restaurações florestais é uma das estratégias mais eficazes para reduzir os gases do efeito estufa na atmosfera.

Dados

Ainda há espaço para mais 0,9 bilhão de hectares de cobertura florestal no planeta. E sabe o que é o melhor de tudo? Isso pode acontecer sem afetar as áreas urbanas, terras agrícolas e árvores já existentes. A informação foi publicada pela revista Science neste mês. O artigo, baseado no estudo coordenado por pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), informou também que a área pode ser comparada mais ou menos ao tamanho dos Estados Unidos.

Essa cobertura adicional poderia remover 205 bilhões de toneladas de carbono da atmosfera. O valor equivale a cerca de dois terços das 300 bilhões de toneladas de carbono que os seres humanos colocaram na atmosfera desde o início da Revolução Industrial. O esforço da Etiópia desta semana pode ter restaurado entre 140 mil e 350 mil hectares de terras.

As árvores são consideradas as melhores reguladoras do clima no planeta. Depois que elas morrem, parte do carbono volta para o ar e parte fica no solo. Com o passar do tempo, isso leva a uma redução líquida do carbono na atmosfera. O que é maravilhoso pra gente.

12 bandeiras do Brasil que já existiram e você não sabia

Artigo anterior

7 coisas que deram certo no remake de Rei Leão

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido