• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos sobre o século XX que você não conhecia

POR Jesus Galvão    EM História      12/09/18 às 15h43

Um século é marcado por um recorte de tempo de 100 anos. E durante o século XX o progresso humano deu um grande salto, mas também foi marcado por grandes tragédias, escândalos e triunfos. No entanto, todos esses fatos reunidos, e claro, alguns acontecimentos aleatórios, deram ao século passado um lugar importante na história da humanidade.

Nomes como o do físico Albert Einstein e de Adolf Hitler, por exemplo, serão citados para sempre nos livros de História como pessoas que acabaram interferindo significativamente para alguns desses acontecimentos. Hoje, trouxemos para vocês alguns fatos que provavelmente você não sabia, mas que também fizeram o século XX ser tão significativo. Confira!

1 - Uma importante descoberta

Um grupo de beduínos, no fim da década de 1940, encontrou na Margem Ocidental, no Mar Morto, alguns potes de barro, escondidos em uma caverna, abrigavam os pergaminhos do Mar Morto. O achado já foi considerado uma das mais importantes descobertas do século XX. Esses pergaminhos bíblicos de cerca de 2 mil anos de idade estavam perdidos há muito tempo. Algumas partes foram vendidas, sobrando apenas alguns fragmentos aleatórios.

2 - Einstein para presidente!

O físico Albert Einstein é mundialmente conhecido devido as suas grandes contribuições à ciência. Porém, algumas pessoas tinham planos "maiores" para o cientista. A ele foi ofertado a presidência de Israel, para que ele pudesse ajudar o país a se tornar uma nação forte e bem desenvolvida. Apesar de não ter aceitado, julgando que não poderia cumprir todos os requisitos para isso, Einstein sempre teve um forte relacionamento com Israel até o fim de sua vida.

3 - Um dia comum

Através do software de buscas do cientista britânico William Tunstall-Pedoe, o True Knowledge, o dia 11 de abril de 1954 é conhecido como o dia mais chato do século. Isso porque nesse dia, basicamente, nenhum fato verdadeiramente importante aconteceu. A ferramenta de Tunstall-Pedoe utilizou uma série de informações e algoritmos complexos para fazer o levantamento e chegar a entendiante conclusão.

4 - Zoológicos humanos

A história da humanidade por si só é recheada de injustiças e preconceitos. Mas zoológicos humanos conseguem criar um novo nível para as coisas bizarras que o homem já fez. O Zoológico do Bronx, em 1906, em Nova York, realizou uma exposição onde um pigmeu congolês, chamado Ota Benga, foi exibido e mantido em uma gaiola. Milhares de pessoas vieram visitar a "atração". Em 1916, o homem acabou se matando.

5 - Nem todo mundo

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, em 1945, muitas pessoas invadiram as ruas para comemorar. Mas este não foi o caso de Hiroo Onoda. O soldado japonês não foi informado do término da guerra e acreditando que ela ainda estava acontecendo, ficou escondido em uma ilha nas Filipinas até 1974.

6 - As coisas se tornaram meio monocromáticas

Em 1912, o famoso e queridinho biscoito Oreo foi inventado. A Nabisco Company lançou o biscoito naquele ano e hoje em dia eles ainda se parecem bastante com os primeiros. A mudança mais drástica da história do Oreo aconteceu em 1975, quando a empresa então decidiu lançar a versão recheada do produto. Não é nem preciso citar o sucesso que ele fez, não é mesmo?

7 - A glória de Plutão

Até século XX, tínhamos conhecimento de apenas 7 planetas orbitando junto da Terra em nosso sistema solar. Foi em 1930 que surgiu Plutão. O assistente do Observatório Lowell, Clyde W. Tombaugh é o responsável pela descoberta da localização do, até então, misterioso planeta. Mas a glória do longínquo planeta não durou muito. Em 2006 ele foi rebaixo ao status de "planeta anão".

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+