Curiosidades

12 bandeiras do Brasil que já existiram e você não sabia

0

Todo brasileiro conhece bem a nossa bandeira, aquela em verde e amarelo, com o “Ordem e Progresso” bem ao meio, e as estrelas representando cada estado, certo? Sim, mas nem todo mundo sabe que, até chegar nessa bandeira, o Brasil  teve várias outras bens diferentes.

A Bandeira Nacional é um dos quatros símbolos nacionais previstos na legislação do nosso país. Os outros três são o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional. O atual modelo da bandeira, que conhecemos hoje, é usado desde 1889, ou seja, logo após a Proclamação da República. No entanto, ela foi modificada várias vezes desde então, até que chegou ao modelo que conhecemos hoje, que foi modificado em 1922, pelo decreto da Lei de nº 8.421. Antes disso, várias outras bandeiras já foram tidas como o símbolo nacional do nosso país. Confira a seguir quais foram e a história por trás delas.

1 – Bandeira da Ordem de Cristo (1319)

Essa foi a primeira bandeira a ser hasteada em solo brasileiro, ainda na época do descobrimento. A cruz vermelha ao centro representava a Ordem de Cristo e estava estampada nos navios trazidos por Pedro Álvares Cabral.

2 – Bandeira Real (1500)

Ainda sob influência dos portugueses, a segunda bandeira a ser usada, como símbolo do Brasil, representava o Primeiro Reino de Portugal. Assim como a primeira, essa também estampa uma cruz ao centro, porém, agora com o escudo de Portugal centralizado.

3 – Bandeira de João III de Portugal (1521)

A terceira bandeira do Brasil foi criada por Dom João III, o responsável pelo sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil durante o seu reinado.

4 – Bandeira Real do Século XVII (1600)

Essa bandeira foi o símbolo oficial do Reino e foi hasteada em todas as terras que os portugueses conquistaram até a metade do século XVII. O design é uma união entre o brasão de Portugal, com a coroa real e a cruz que representa a Ordem de Cristo.

5 – Bandeira do Domínio Espanhol (1616)

O nome não poderia ser mais explicativo do que isso. A bandeira, criada por Felipe II da Espanha, foi usada durante o período em que Portugal foi dominado pela Espanha.

6 – Bandeira da Restauração (1640)

Essa bandeira foi criada logo após o fim do domínio espanhol, e instituída por Dom João IV. Ele fez questão de remover os ramos de folhas da versão anterior e modificar o formato da coroa real. Nessa versão, a coroa fazia referência à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.

7 – Bandeira do Principado do Brasil (1645)

Em comparação com todas as bandeiras anteriores, essa foi a primeira a representar o Brasil de verdade. Foi instituída por Dom João IV, na época em que o Brasil estava sendo elevado ao título de Principado.

8 – Bandeira de Dom Pedro II de Portugal (1683)

Foi criada ainda durante o reinado de Dom Pedro II e foi a primeira bandeira brasileira a apresentar a cor verde, que seria usada futuramente na Bandeira Nacional.

9 – Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816)

Essa bandeira foi levantada durante o reinado de Dom João VI, quando Brasil e Portugal foram transformados em Reino Unido. Foi símbolo de momentos importantes da história, como a Revolução Pernambucana de 1817.

10 – Bandeira do Regime Constitucional (1821)

Instituída logo após a implantação do Regime Constitucional, essa bandeira ficou conhecida por ser a última a apresentar traços específicos de Portugal.

11 – Bandeira Imperial do Brasil (1822)

Essa foi a primeira bandeira a inspirar os traços da atual. Foi instituída assim que o Brasil se tornou independente. Foi desenhada pelo artista francês Jean Baptiste Debret, em parceria com José Bonifácio de Andrada e Silva.

12 – Bandeira Provisória da República (1889)

Embora mantivesse as cores da bandeira anterior, a bandeira provisória mudou totalmente os traços. Foi levantada no dia da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889. No entanto, era uma cópia explícita da bandeira americana. Por isso, ela foi usada somente durante 4 dias.

E você, já conhecia essas bandeiras? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Por que algumas pessoas não se lembram dos sonhos?

Matéria anterior

Etiópia bateu um recorde que todo país deveria tentar bater

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar