• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Explicações sobre 5 bizarrices do corpo humano

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      10/09/14 às 23h20

Se podemos reduzir a maior dificuldade do homem em uma única frase, provavelmente seria a gravada no Templo de Delfos: "Conhece-te a ti mesmo". Afinal, o quanto realmente sabemos sobre nosso corpo e suas funções?

À parte do que controlamos através do pensamento, existe todo um universo de comandos e modos de defesa que nosso organismo realiza sem que precisemos dar comando, como por exemplo enrugar as mãos ou sentir coceira. Mas por que realmente sentimos essas coisas, e qual parte do corpo é responsável por ela? As respostas vêm a seguir:

1) Por que os dedos enrugam quando ficam molhados por muito tempo

wetwrinkles

Controlado pelo sistema nervoso, essa agoniante ferramenta evolutiva é provavelmente decorrente da necessidade de andar em pedras com musgo e pegar objetos embaixo d'água, já que, com o enrugamento, a aderência da mão é ampliada - mais ou menos como as ranhuras de um pneu.

2) Por que nos achamos bizarros em fotos, vídeos e gravações?

weird

Todo mundo com certeza já tirou uma foto 3x4 assustadora, que mais parece uma versão alienígena de si mesmo. O mesmo acontece com o áudio em gravações de voz e vídeos, e isso não é um problema de autoestima.

Na verdade, o que acontece é que não vemos e ouvimos a nós mesmos como o resto do mundo: a imagem que temos de nós mesmos em mente geralmente é a do espelho, que mostra nosso rosto ao contrário e iluminado da maneira que escolhermos. Em fotos e vídeos, essa relação é quebrada e vemos nosso rosto de maneira assimétrica, como ele realmente é.

Já no caso do áudio, o que pega é a incapacidade de gravadores reproduzirem e gravarem a voz humana em todo seu espectro vocal, além do fato de que a voz que ouvimos reverbera em nosso crânio, o que nos dá uma versão ultra-definida da mesma.

Por essa razão, percebe-se que tanto a percepção que temos de nós mesmos quanto a tecnologia não são iguais ao mundo "real".

3) Por que sentimos coceira, e por que coçar é prazeroso?

Itch

A coceira pode ser causada por alergias, problemas psicológicos, neurológicos ou a simples sensação de algo estranho roçando na pele. Entretanto, essa função corporal é controlada por um grupo de neurônios especializados, que ficam na região da medula espinhal. Por isso, a coceira é gerada por nós mesmos, não sendo necessariamente ligada ao estímulo externo.

Cientistas ainda não entendem completamente como teria surgido essa função, mas, através de experiências com injeções de histamina em macacos, descobriram que se coçarmos umas parte completamente aleatória do corpo ao sentirmos desejo de coçar um lugar específico, a sensação pode ser anulada - o que não tem, ainda, explicação.

4) Por que nossos cabelos ficam brancos?

fantasy_art_red_eyes_white_hair_reflections_1600x900_18819

Porque, com a idade, o corpo passa a produzir peróxido de hidrogênio, que bloqueia a produção de melanina, responsável pela cor. Além disso, folículos capilares de idosos têm baixa quantidade da enzima que quebra esse peróxido, o que explica a muitas vezes rápida transição de cor que algumas pessoas têm.

5) Por que sentimos mais vontade de urinar quando está frio?

4

Chamada de "diurese fria", essa vontade se dá pela perda de calor, que intensifica o fluxo sanguíneo, e consequentemente a quantidade de água filtrada nos rins e transformada em xixi. Além disso, quando a bexiga se enche de líquido, serve como uma espécie de recipiente de calor, o que causa seu estímulo, mas logo também seu enchimento - e a vontade de tirar água do joelho.

Também vale ressalta que no frio geralmente suamos menos, o que obriga água que antes seria expulsa do nosso sistema pela pele a passar pelos rins e virar urina.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+