A Fatos Desconhecidos começou em 2010, e foi fruto de várias curiosidades e dúvidas. Nosso objetivo é levar ao leitor, fatos e não histórias. É por isso que o lema da empresa é justamente esse: tudo que é conhecimento deve e vai ser compartilhado.
Desde o seu início até hoje, o Grupo Fatos vem crescendo bastante. Hoje já somos mais de 15 milhões em nossa página do Facebook e mais de 11 milhões em nosso canal no Youtube. Além disso, as marcas Fatos Nerd, Fatos Sobrenaturais, Curiosos e Entre Séries e Sagas somadas ultrapassam também os 30 milhões em alcance semanal. Com a grande quantidade de leitores e pessoas que gostam do conteúdo que nós produzimos, é mais que natural que outras empresas também comecem a olhar para o que fazemos por aqui.
Segundo Raul Sena, diretor geral do Grupo Fatos, somente no ano passado, o crescimento da marca em outros países foi de 33%, entre esses países estão: Angola e Portugal, mas o que chama atenção é que 20% desse crescimento se deu nos países norte americanos e outros de língua inglesa. O que surpreendeu positivamente o grupo.
O presidente e fundador do Grupo Fatos, Luiz Phellype Alves, que é responsável pela Fatos Desconhecidos, aproveitou o grande alcance do conteúdo com o público jovem e foi até Nova York para uma reunião com os responsáveis da holding americana InterActiveCorp (IAC).
Essa holding tem mais de 150 marcas em 100 países e seu foco é principalmente mídia e internet. E com o grande alcance que a Fatos Desconhecidos tem no Brasil, o diretor executivo da empresa, Joey Levin, se reuniu com Luiz Phellype para aumentar ainda mais esse alcance. O objetivo da parceria é tirar as fronteiras do crescimento que cada dia é mais vertiginoso.
Mudança
A partir do dia oito de abril, o site Fatos Desconhecidos passará a se chamar Unknown Facts. O conteúdo continuará sendo o mesmo com as matérias que os leitores já adoram ler. Mas a novidade é que elas serão em inglês.
Essa mudança vem sendo pensada já há algum tempo. Ela demorou a ser colocada em prática por questões de logística e preparo da equipe para atender à nova demanda. Além disso, foi preciso achar as pessoas certas para que esse novo e grande passo fosse dado. O preparo foi grande, assim como o mesmo tido no lançamento da Fatos Desconhecidos TV.
Esperamos atingir um público bem maior e continuar crescendo e compartilhando conhecimento e fatos com o maior número de pessoas possível. E o intuito maior, é claro, é que essa mudança só agregue ao nosso público.
Desdobramentos
A parte mais complicada da mudança tem sido a sede da empresa que ficava sediada na cidade de Goiânia. Lucas Franco, que é gerente da Fatos Nerd, alega que a mudança para Nova York pode facilitar a participação da empresa nas coletivas de imprensa dos filmes da Marvel e DC. Afinal, os custos de passagens e afins para cobertura de eventos e lançamentos ficará mais fácil com a proximidade.
Mas nem tudo são flores, como os apresentadores do canal não dominam a língua inglesa, alguns novos contratos estão sendo aderidos. Por hora, o canal no YouTube continuará fazendo publicação em português, sendo uma subsidiária da Unknown Facts no Brasil. Apenas reproduzindo o conteúdo original que será publicado primeiramente em inglês no site oficial que agora passa a ser: www.fdes.co.
O pauteiro Victor Prado e a revisora Priscilla Bernardes ressaltam que a dificuldade agora aumentará um pouco, afinal competir no mercado externo mantendo a qualidade dos assuntos e a revisão apurada torna tudo muito mais difícil. Ainda assim, ambos se dizem ansiosos pelos novos desafios e comemoram que agora o salário será pago em dólares. No caso deles, a mudança de endereço ainda será discutida em breve.
We hope you guys enjoy this transition. Thank you and see you next week with a new language.