O mundo animal sempre surpreende a todos. E não são apenas os grandes animais que despertam o interesse e têm características incríveis. Os menores seres vivos podem ser fascinantes, como no caso das formigas. Tanto que, falar sobre elas e seu grande poder e fascínio inversamente proporcional ao seu tamanho é extremamente interessante. Como a relação da formiga e cheiro.
Elas são vistas me praticamente todos os continentes e países do mundo, além de terem um papel ecológico bem importante. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que alguns humanos conseguem sentir o cheiro da formiga.
As formigas são da família Formicidae e seu corpo é dividido em três partes: a cabeça, o tórax e o abdômen. Na cabeça, elas tem duas antenas, a mandíbula e os olhos. As antenas tem um papel muito importante para as formigas por conta de três fatores principais: tato, olfato e paladar. E o grande destaque delas é a habilidade de viver em colônias extremamente organizadas e com uma ótima divisão de trabalho.
Formiga tem cheiro?
A maneira de comunicação das formigas é através de feromônios, substâncias químicas que são detectadas pelo olfato e pelas quais é possível transmitir mensagens específicas dentro da colônia. E cada formiga tem um perfil químico na sua cutícula que identifica qual é a sua espécie, colônia e até sua função.
Esse cheiro é responsável não somente por coordenar as tarefas, mas também para ajudar no reconhecimento de intrusos e no reforço do vínculo social entre membros da mesma colônia.
É possível sentir esse cheiro?
O mais curioso é que algumas pessoas conseguem sim sentir o cheiro da formiga. Essas pessoas normalmente dizem que o cheiro é uma coisa meio ácida ou metálica. Conseguir ou não sentir esse cheiro acontece por conta de algumas diferenças genéticas que mudam os receptores olfativos humanos e identificam determinadas moléculas.
Esse mesmo princípio é aplicado na percepção de gostos e cheiros nos alimentos, como no caso do coentro, que algumas pessoas dizem que tem “sabor de sabão”.
Quem controla essa percepção ou não do cheiro da formiga é o DNA, que é o responsável pela regulação dos receptores sensoriais que interagem com compostos químicos no ambiente.
Fonte: Olhar digital
Imagens: Olhar digital