Ciência e Tecnologia

Garoto de 19 anos cria tecnologia que pode limpar os oceanos

0

Boyant Slat, é um holandês de apenas 19 anos, que recentemente desenvolveu um sistema que é capaz de separar e recolher parte do lixo que polui os oceanos. Ele abriu uma campanha de financiamento coletivo na internet, buscando levantar em 100 dias, US$ 2 milhões necessários para tocar o projeto, ele já conseguiu mais de 1/4 da verba.

O jovem conta com uma equipe de mais de 100 pessoas, das quais teve ajuda para elaborar um estudo com 528 páginas para provar que seu sistema é possível. O projeto consiste em várias bandeiras flutuantes em forma de V que, ao serem colocadas no fundo do mar, usariam 30 quilômetros de braços para coletar lixo a uma profundidade de até 3 metros.

Vídeo mostrando o projeto


Segundo os criadores do projeto essa é a altura ideal para não atrapalhar a vida marinha, e o formato também contribui para isso, por não usar redes, tornando-se inofensiva para animais. De acordo com o relatório de viabilidade, seriam recolhidos 65 metros cúbicos de lixo por dia. Esse lixo deve ser recolhido a cada 45 dias por um navio.

boyan

Até agora a deficiência detectada no sistema foi que ele não coleta partículas minúsculas, que tenham menos de 0,1 mm. Mas como poa parte disso é gerado pela quebra de materiais maiores, estima-se que com o tempo elas também vão diminuir.

O dinheiro do financiamento cobriria a montagem e implementação da ideia, mas a manutenção seria paga com a reciclagem do material tirado da água.

Por que consideramos “SOS”e como sinal de pedido de socorro?

Matéria anterior

12 fobias que você provavelmente não sabia que existia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos