Garoto de 19 anos cria tecnologia que pode limpar os oceanos

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      27/07/14 às 13h07

Boyant Slat, é um holandês de apenas 19 anos, que recentemente desenvolveu um sistema que é capaz de separar e recolher parte do lixo que polui os oceanos. Ele abriu uma campanha de financiamento coletivo na internet, buscando levantar em 100 dias, US$ 2 milhões necessários para tocar o projeto, ele já conseguiu mais de 1/4 da verba.

O jovem conta com uma equipe de mais de 100 pessoas, das quais teve ajuda para elaborar um estudo com 528 páginas para provar que seu sistema é possível. O projeto consiste em várias bandeiras flutuantes em forma de V que, ao serem colocadas no fundo do mar, usariam 30 quilômetros de braços para coletar lixo a uma profundidade de até 3 metros.

Vídeo mostrando o projeto


Segundo os criadores do projeto essa é a altura ideal para não atrapalhar a vida marinha, e o formato também contribui para isso, por não usar redes, tornando-se inofensiva para animais. De acordo com o relatório de viabilidade, seriam recolhidos 65 metros cúbicos de lixo por dia. Esse lixo deve ser recolhido a cada 45 dias por um navio.

boyan

Até agora a deficiência detectada no sistema foi que ele não coleta partículas minúsculas, que tenham menos de 0,1 mm. Mas como poa parte disso é gerado pela quebra de materiais maiores, estima-se que com o tempo elas também vão diminuir.

O dinheiro do financiamento cobriria a montagem e implementação da ideia, mas a manutenção seria paga com a reciclagem do material tirado da água.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+