• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Garoto percebe algo estranho perto de lago e encontra algo jamais imaginado

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      13/09/18 às 15h04

O jovem Kurtna Matasjarv estava passeando próximo ao lago Kurtna Matasjarv, quando notou algo que chamou sua atenção. Uma trilha, faixas que levavam ao lago e sumiam. O lago não era muito grande e por isso, era pouquíssimo provável que um barco tivesse passado por ali. Ele não encontrou de onde vinham as faixas, mas sabia que havia algo ali.

Durante alguns meses, Kurtna retornou ao local e notou algumas bolhas saindo da água. As bolhas pareciam estar ao redor de algo. E foi assim que ele decidiu investigar o que havia no fundo daquele lago! Intrigado, ele resolveu relatar o ocorrido a um historiador de um clube local que tinha como foco pesquisar e discutir sobre histórias da Segunda Guerra Mundial.

As buscas começaram

Intrigados com a possibilidade de realmente existir algo ali no lago, o clube se organizou e começou a busca. Foi quando encontraram a 7 metros de profundidade um tanque de guerra. Eles então se organizaram para retirar o tanque dali.

Para isso foi necessário um equipamento específico e forte, já que o tanque pesava 30 toneladas e puxá-lo para fora, não seria tarefa fácil. Eles então alugaram uma escavadeira e deram início ao resgate, que começou as 9 horas da manhã e foi até as 15 horas da tarde. Foi preciso muita calma e algumas paradas técnicas para tirar o tanque da água.

Estado de conservação impecável

O tanque estava incrivelmente conservado. Apesar de ter passado cerca de 56 anos no fundo do lago, ele ainda tinha a pintura original e não apresentava nenhum grande vestígio de ferrugem. Outra coisa encontrada junto do tanque, foram as 116 munições que estavam a bordo. Tudo intacto e em pleno funcionamento.

Mas como o tanque foi parar no lago? O tanque pertencia ao exército soviético, mas foi capturado pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Aparentemente o descarte no fundo do lago foi proposital, os alemães teriam feito isso porque o tanque começou a vazar combustível.

Após o resgate, o tanque passou por um processo de restauração e devido ao bom estado de conservação, continuou a funcionar perfeitamente!

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+