Curiosidades

Gêmeos fizeram uma dieta vegana e onívora separadamente e depois de 3 meses compararam os resultados

0

Irmão gêmeos compartilham muitas semelhanças, tanto físicas, quanto interiores. Eles podem ser idênticos ou não. E quando são idênticos, com certeza, todos devem se pegar pensando se realmente tudo neles é igual. Até mesmo o seu organismo e metabolismo.

Os gêmeos idênticos, Hugo e Ross Turner, fizeram dietas diferentes por 12 semanas, entre janeiro e março de 2020, para ver quais seriam os resultados. Hugo seguiu uma dieta vegana, enquanto  seu irmão fez uma dieta onívora, mas com ênfase no consumo de carnes. E para acompanhar os irmãos, estavam os cientistas do Departamento de Pesquisas com Gêmeos da King’s College do Reino Unido.

O que faz com que esse experimento seja cogitado e feito com esses irmãos, é que eles são geneticamente idênticos. E isso faz com que existam menos variáveis que possam influenciar os resultados observados.

Durante a dieta dos  irmãos os cientistas acompanharam o peso, colesterol, porcentagem de gordura corporal, microbiota intestinal e níveis de cortisol e glicemia. E mesmo que diferentes, as duas dietas tinham a mesma quantidade de calorias. E os irmãos faziam treinos de endurance entre cinco e seis vezes por semana.

Hugo

Antes de começar a sua dieta, Hugo pesava 83 quilos e tinha 13% de gordura corporal. Depois dos três meses passados ele perdeu 1,8 quilos e 1% de gordura. Além disso, o colesterol dele baixou e a sua energia e foco aumentaram. O único efeito negativo foi a perda de libido sexual nos meses em que ele estava fazendo a dieta.

Ross

Ross era um pouco mais magro que seu irmão antes de começar a sua dieta. Ele pesava 79 quilos e tinha também 13% de gordura corporal. Depois dos três meses, ele ganhou seis quilos de massa gorda e magra e sua gordura corporal aumentou para 15%. Seu colesterol ficou constante e ele não comentou nada sobre seus níveis de energia ou libido.

Microbiota

Uma das coisas analisadas no estudo foi a microbiota intestinal. Para isso, os irmãos fizeram exames de fezes para que fosse analisado a diversidade da flora intestinal de cada um.

De acordo com as análises, Hugo apresentou bactérias que diminuem as chances de diabetes tipo 2 e obesidade. Ele pensa que isso pode ter acontecido porque ele começou a experimentar frutas diferentes e comer tofu como lanche entre suas refeições.

“Em uma dieta vegana você tem que compensar com variedade, então eu estava comendo alimentos que eu não estava acostumado”, explicou ele.

E a microbiota de Ross não teve mudanças variadas durante o estudo.

Experimento

Os dois irmãos querem repetir esse experimento, mas agora por mais tempo. Eles querem fazer por pelo menos seis meses, para conseguirem resultados mais consistentes. E de uma forma geral, eles querem incluir mais frutas e verduras nas suas dietas normais. Principalmente, em seus lanches.

“Ter uma dieta vegana tem benefícios assim como comer carne. Eu não acho que uma supera o outra. Nós vamos fazer uma mistura das duas, com dias sem carne e mais vegetais, comendo carne de melhor qualidade e menor quantidade. Pegamos o melhor dos dois mundos”, afirmam eles.

10 jogos do PlayStation que merecem sua própria série

Artigo anterior

Físicos pensam ter achado uma forma de salvar o gato de Schrödinger

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido