Curiosidades

Gif mostra verdadeiro tamanho dos países no mapa múndi e surpreende

0

É quase do conhecimento geral de todos que o mapa-múndi que vemos hoje em dia não é a representação mais correta dos nossos países. A projeção que usamos foi feita em 1569 pelo cartógrafo Gerardus Mercator, e é o padrão utilizado até hoje.

Esse projeção, usada há quase 450 anos, distorce o tamanho das terras mas até então nenhum outro padrão foi apresentado. E sua representação é eurocêntrica e colonial, já que a África e a América do Sul aparecem representadas muito menores do que realmente são.

Mas parece que esse cenário começou sofrer algumas mudanças. Em 2018, um grupo de cartógrafos lançou o projeto chamado Equal Earth Projection que é um comprometimento em fazer um mapa mais parecido com a verdade mas mantendo uma semelhança à projeção de Mercator.

E para aqueles que não entenderam ou que têm dificuldade para imaginar como seria essa representação real com os tamanhos verdadeiros dos continentes, o cientista de dados climáticos, Neil Kaye, publicou um gif mostrando esse problema. Nele é possível ver como a projeção de Mercator amplia as áreas. Um exemplo é a Groenlândia, que parece maior que a África, mas na verdade é 14 vezes menor.

Além de cartógrafos tentarem fazer um mapa mais realista, algumas escolas também já estão adotando novos mapas. Em Boston, 600 escolas públicas receberam o mapa-múndi que é mais preciso chamado Galls-Peters. Essa projeção é usada bastante nas escolas do Reino Unido.

Rupert Grint, o Rony, aparece irreconhecível para novo papel

Matéria anterior

7 mistérios da Biologia que intrigam os cientistas até hoje

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.