Empresas se consolidam com o passar do tempo e, em alguns casos, acabam por se tornar grandes nomes em seus segmentos. No entanto, infelizmente, nem sempre o reconhecimento da marca é o suficiente para manter o negócio em pé. Por exemplo, essa grande rede de varejo que fechou todas suas lojas após 80 anos de história.
A decisão de uma das redes de varejo mais queridas dos EUA não foi fácil e o anúncio veio como uma bomba para todos os fãs da loja e especialistas do setor, que já viam sinais de alerta há meses. Essa rede de varejo que fechou todas suas lojas é a Joann, famosa rede de artesanato, tecidos e artigos de costura que não resistiu à crise que vem desde a pandemia.
Em janeiro desse ano, a rede entrou pela segunda vez com um pedido de recuperação judicial, mas depois disso começou o processo de liquidação total. O plano inicial da Joann era diminuir sua operação para aproximadamente 500 unidades e continuar com uma parte do negócio funcionando. Contudo, o leilão de ativos para o GA Group, uma empresa especializada em serviços financeiros, trouxe a decisão final de fechar todas as lojas até o final de maio.
O primeiro golpe que a rede de varejo que fechou todas suas lojas tomou veio na pandemia do covid-19, já que quase não tinham pessoas nas ruas, essas lojas, que dependiam do tráfego de pessoas, viram suas receitas evaporarem e perderam força no mercado.
Mesmo quando as atividades começaram a voltar, a Joann não conseguiu se reinventar para o consumidor que já estava mais familiarizado com o digital, mais exigente e com um poder de compra menor.
PBS
Antes do fim de 2024, a Joann já tinha fechado mais de 200 unidades. Entretanto, com a liquidação nacional esse número foi para mais de 800 lojas, contando com as mais de 440 que acabaram suas atividades em maio.
Antes de fechar as últimas lojas, elas ofereceram descontos de 90% para tentar escoar todo o estoque.
Mesmo que a essa rede de varejo tenha fechado todas suas lojas, ela sempre será lembrada porque não era somente um ponto de encontro para artesãos, costureiras e amantes do “faça você mesmo”, mas também frequentada por celebridades, como Katie Holmes.
A Joann ter fechado suas portas é um sinal de mudança no varejo e também do fim de uma era para vários norte-americanos que cresceram entre linhas, agulhas e tecidos coloridos.
Fonte: Em foco
Imagens: PBS