Fatos Nerd

Herói vs herói! 5 vezes que os mocinhos sairam na porrada

0

Socialmente, temos uma ideia fixa na cabeça de que o bem sempre enfrentará o mal. Simples assim. Essa eterna luta para manter a balança funcionando. Essa mensagem, normalmente, nos é passada quando ainda somos crianças e a carregamos por muito tempo. Porém, quando chegamos na fase adulta, talvez antes até, percebemos que a vida não é tão simples quanto parece, as decisões não são fáceis e nossas escolhas podem gerar danos irreparáveis. Com o tempo descobrimos que as muitas situações exigem uma segunda análise; descobrimos que nada é cem por cento e a que a verdade tem vários lados.

Esse dilema também está presente nas artes e os quadrinhos é uma delas. Em várias histórias temos heróis que brigaram entre si por motivos como descordar um do outro. Na verdade, este era um problema recorrente na Era de Ouro. Com os anos, os conflitos entre eles deixaram de ser banais e passaram a ter uma seriedade maior. Claro que, em alguns casos, mesmo o personagem sendo heróis não anula seus posicionamentos duvidosos perante uma situação difícil.

A Fatos Nerd separou alguns casos que merecem destaque nas histórias em quadrinhos de mocinhos que perderam a cabeça a se atracaram. Para essa lista, contamos apenas as vezes que as brigas foram intencionais, com ambos os lados tendo consciência de onde estavam se metendo, ou seja, controles mentais ficaram de fora dessa vez.

5 – Homem – Aranha vs. Wolverine

Homem-Aranha vs. Wolverine (1987) de Christopher Priest, MD Bright e Al Williamson, é uma história que gira em torno de Wolverine alertando Peter Parker de como ele está distante do “mundo real”. Parker vai para a Alemanha (quando ela era dividida entre Leste e Oeste) com Ned Leeds para uma exposição sobre um misterioso agente que, supostamente, estava matando agentes da KGB. Acontece que Wolverine conhece o tal agente, uma mulher chamada Charlemagne. Por isso, ele decide ir para Alemanha também.

Ned é assassinado e Peter só se salva graças a Wolverine. Porém, os dois brigam quando o mutante decide dar um fim misericordioso a Charlemagne. Eles tem uma briga violenta, com o Homem-Aranha golpeando tão fortemente o crânio do Wolverine que o mutante permanece vivo apenas por causa de seu esqueleto de adamantium. No fim, Peter Parker mata a agente, mas não consegue viver com a culpa da mesma forme que Wolverine conseguiria.

4 – Batman vs. Superman

O filme pode estar recente ainda, mas não temos como deixar esses dois de fora da lista por motivos óbvios. Embora todos já devam saber, em Batman: O Cavaleiro das Trevas, o morcego de Gotham e o filho de Krypton se enfrentam em um combate épico. Agora esqueça o filme, nos quadrinhos a história é outra. Batman se vê forçado a sair de dez anos de aposentadoria para tentar salvar sua cidade da criminalidade. Nesse tempo, Superman se tornou um lacaio do governo e é enviado para colocar um fim nas atividades do amigo.

Primeiro tem a tentativa na conversa, mas como nenhum dos lados cede, o jeito é resolver à moda do Velho Oeste. Os dois se encontram no beco em que os pais de Bruce morreram. O Batman vai preparado com uma armadura e kryptonita. Apesar de Bruce ser apenas humano, ele consegue dar uma boa surra em Superman, porém, no final, ele simula uma morte por ataque cardíaco, tudo isso para tirar o governo do seu pé.

3 – Capitã Marvel vs. Homem de Ferro

Um dos conflitos mais recentes, na editora Marvel, aconteceu em Guerra Civil II. A história gira em torno de um inumano chamado Ulysses, que tem, aparentemente, a capacidade de ler o futuro. Isso permitiu que os super-heróis do mundo usassem dessa informação para agir antes que algum crime acontecesse, dessa forma, eles prenderiam os bandidos antes deles cometerem qualquer crime. Isso mesmo, uma espécie de Minority Report dos quadrinhos.

A Capitã Marvel é a responsável pela equipe, ela controla todas as informações fornecidas por Ulysses. Contudo, Homem de Ferro não acredita nesse sistema, e não concorda com o fato da pessoa ser presa antes de cometer o crime. A situação se complica quando uma das visões mostra o Homem-Aranha (aqui como Miles Morales) matando o Capitão América. Carol Danvers não sabia como lidar exatamente com essa questão e, quando se deparou com Rogers e Morales indo ao local do suposto evento, decidiu agir.

Na tentativa de evitar um confronto entre todo mundo ali, o Homem de Ferro chega ao lugar, mas ele mesmo acaba brigando com Capitã Marvel. Na batalha, Denvers destrói a armadura de Tony Stark e o coloca em uma espécie de coma. Ulysses evolui de tal forma que excede a humanidade, por isso, decide deixar a Terra.

2 – Capitão América vs. Homem de Ferro

Anos antes de Guerra Civil II, Steve Rogers e Tony Stark saíram no braço na história antecessora. Sim, todos sabem que a briga no filme foi por assuntos bem pessoais para ambas as partes, mas nos quadrinhos as motivações foram diferentes. De um lado temos Homem de Ferro a favor do registro de heróis perante a União, argumentando que não era nada diferente de como os policiais têm de ser treinados e autorizados a usar a força. Em contrapartida, há o Capitão América refutando que o governo não pode ser confiável para gerenciar e proteger os super-heróis do mundo, logo, ele nega o registro.

Durante a história, os dois lutaram algumas vezes. Em uma delas, a Mulher Invisível teve de mudar de lado e socorrer Rogers, ao passo que na última batalha ele quase mata Tony Stark. O Capitão América estava tão cego de ódio que só parou porque a população começou a ataca-lo a fim de proteger o Homem de Ferro. Voltando a si e percebendo o que fez, Steve Rogers se rende.

1 – Ultimate Hulk vs. Ultimate Wolverine

A linha Ultimate da editora Marvel veio com a proposta de atrair pessoas mais velhas aos quadrinhos. Suas abordagens são mais violentes e possui temas mais complexos. Agora imagina essa proposta tendo como protagonistas uma briga entre Hulk e Wolverine. Em Ultimate Wolverine vs. Hulk, de Damon Lindelof e Leinil Francis Yu, os dois heróis saem no braço.

Embora, na história, Hulk fosse membro Ultimate, depois de deixar a equipe ele foi considerado muito perigoso para viver, por isso, Nick Fury envia Wolverine para “cuidar” do problema. O mutante encontra Hulk em um mosteiro nas montanhas do Nepal e, quando o verdão descobre que Wolverine está lá para mata-lo, ele age de forma rápida e violenta. Hulk parte (literalmente) Wolverine ao meio, jogando a metade de seu corpo em extremidades opostas da montanha. O mutante se arrasta até conseguir se reunir com seu outro meio, enquanto tenta pensar em uma maneira menos direta de abordar o verdão.

Até os bons moços brigam entre si de vez em quando. Você concorda com nossa lista? Quais outras batalhas deveriam ser acrescentadas? Deixem nos comentários!
Lembrando que não temos a intenção de impor verdades, desrespeitar e nem ofender ninguém. Nosso intuito é apenas de informar, instigar e entreter mentes curiosas.

5 bons atores que foram desperdiçados em filmes da DC

Matéria anterior

17 pessoas que provam que existe um “clone” seu em algum lugar do mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos