• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A história de Medusa é mais trágica do que você imagina

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      25/04/18 às 14h18

A medusa é um dos seres mais terríveis da mitologia grega. Ela seria capaz de petrificar alguém que ousasse olhar para ela. Mas o que muitos desconhecem é que todo o mal que haveria dentro dela seria fruto de algo que teria lhe acontecido no passado.

Medusa teria outras duas irmãs. Esteno e Euriale. Elas eram conhecidas como As Górgonas. Seriam filhas de duas divindades marinhas do submundo, Fórcis e Ceto. Esteno e Euríale seriam imortais, enquanto Medusa, a única das irmãs com aparência humana era um ser mortal. Medusa, cujo significado seria "a protetora", recebeu o poder de petrificar os humanos com o seu olhar para poder se proteger.

Medusa foi uma sacerdotisa no templo de Atena. Ela era admirada e cobiçada por muitos homens. Mas permanecia virgem, assim como as demais servas de Atena. No mito de Medusa, Poseidon fascinado pela cor dourada de seus cabelos invadiu o templo sagrado e teria violentado Medusa. Furiosa, pela profanação de seu templo, Atena teria punido Medusa a transformando em um monstro, assim como suas irmãs.

Perseu e Medusa

Perseu era o filho de Danae e Zeus e morava com sua mãe na ilha de Serifos onde governava o rei Polidectes. O rei teria se apaixonado por Danae, e imaginando que Perseu poderia se opor a sua união, Polidectes resolveu enganá-lo. Pediu a Perseu que buscasse a cabeça de Medusa para que ele a desse a uma princesa com quem ele mentiu que se casaria.

Perseu com a ajuda de Hades, Hermes e as Ninfas munido com algumas ferramentas, entre elas um escudo que Atena teria lhe dado, para que servisse de espelho foi até a casa das Górgonas. Ele as encontrou dormindo. Ele usou o escudo para não precisar olhar diretamente para Medusa e assim pudesse lhe cortar a cabeça. Neste mito, Medusa estava grávida de Poseidon.

As irmãs de Medusa teriam tentado persegui-lo para matá-lo, mas não conseguiram. Perseu fugiu com a cabeça de Medusa. Alguns mitos contam que ele teria continuado a usar a cabeça dela como uma arma, pois, apesar de morta, a cabeça ainda detinha o poder de petrificar aqueles que a olhassem.

O mito revisado

Muitas pessoas não conseguem entender o porque de Medusa após ser violentada por Poseidon ainda foi punida por Atena. Revisões modernas dos mitos consideram a história como a primeira "traição de gênero". Medusa teria sido traída por Atena duas vezes. Após o ato de Poseidon e quando Perseu recebeu o escudo de Atena para matar Medusa.

As cobras em sua cabeça também tiveram seus sentidos alterados. Elas podem ser vistas como uma representação da raiva feminina ou como referência a antiga veneração das cobras, que representavam o poder e a sabedoria da mulher.

A cabeça dela, ainda que morta, ainda poderia petrificar. A decapitação e a exposição da cabeça por Perseu é considerada uma metáfora da instalação do patriarcado na sociedade. A Medusa, com as serpentes em sua cabeça como simbolo da sabedoria, cortada por um homem para relembra-la o poder dos homens sobre as mulheres.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Supercurioso  
Imagens Obvious Mag
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+