Ciência e Tecnologia

É assim que os EUA estão tentando criar “plantas espiãs”

0

A Fatos Desconhecidos já fez uma matéria com as 7 táticas (quase) inacreditáveis utilizadas para vencer a 2º Guerra Mundial, mas vocês nunca viram nada igual o que vamos apresentar nessa matéria. Que tal plantas que podem ser espiãs?

Pois bem, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, também conhecida como DARPA, está planejando usar a bioengenharia para criar plantas espiãs. O projeto foi chamado de Advanced Plant Technologies (APT). Para quem não sabe, a DARPA é um braço do governo americano ligado ao Pentágono. A agência é responsável pela criação de novas tecnologias militares, e resolveu criar a tal planta espiã. Mas qual o objetivo dessa criação? A gente explica para vocês.

Projeto Advanced Plant Technologies

3 98 600x338, Fatos Desconhecidos

Muitos dos nossos leitores devem estar pensando em plantas que “deduram” quando alguém faz alguma coisa errada na rua, certo? Mas diferente disso, a tal planta está sendo criada para fins mais importantes. No caso, é um sensor orgânico que monitora ameaças baseadas em “estímulos ambientais”.

Mas como assim? O programa é voltado para identificar produtos químicos, agentes patogênicos, radiação e até sinais eletromagnéticos e nucleares. As plantas seriam monitoradas por satélites. Elas também poderiam ajudar comunidades a encontrarem minas terrestres não detonadas em conflitos. Genial ou não?

2 179 600x400, Fatos Desconhecidos

Blake Bextine, gerente do programa, disse o seguinte em um comunicado: “As plantas são muito sintonizadas com seu ambiente e manifestam naturalmente respostas fisiológicas a estímulos básicos, como luz e temperatura, mas também, em alguns casos, ao toque, químicos, pestes e patógenos.

Ele ainda firmou que “técnicas moleculares e de modelamento emergentes podem tornar possível a reprogramação destas detecções para uma grande gama de estímulos, que não apenas abririam novos fluxos de inteligência, mas também reduziriam riscos e custos com trabalhadores associados aos sensores tradicionais.

O projeto começará em laboratórios, estufas e ambientes naturais simulados. Mas e você, achou a ideia genial? Não esqueça de deixar o seu comentário!

X-Men: Fênix Negra – Importante personagem de X-Men pode morrer no filme

Matéria anterior

8 personagens incríveis de Batman que foram arruinados pela série Gotham

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos