Curiosidades

Icônico telescópio Arecibo será demolido

0

Quando ouvimos o nome desse observatório, podemos não saber do que se trata, mas ao ver a foto com certeza a maioria das pessoas já viram o telescópio em algum momento.

Uma notícia não tão boa é que a National Science Foundation (NSF) irá desativar essa enorme antena parabólica do Observatório de Arecibo. Eles tomaram essa decisão depois que os danos fizeram a instalação ficar muito perigosa para ser reparada.

O anúncio foi feito enquanto os cientistas esperavam um veredito sobre o destino do icônico observatório depois que dano foram feitos no cabeamento que sustenta  a plataforma de 900 toneladas suspensa sobre a antena.

Telescópio

Em agosto, um cabo escorregou do soquete. No entanto, os engenheiros avaliaram a situação e disseram que estava estável. Contudo, no começo desse mês, um segundo cabo se rompeu de forma inesperada. E foi isso, que deixou todo o equipamento mais perigoso.

Então, depois de avaliar os três relatórios separados de engenharia, a NSF, que é a dona do telescópio, decidiu que a instalação está muito instável. E qualquer tentativa de reparo iria colocar os trabalhadores em um risco muito grande.

“Nosso objetivo é encontrar uma maneira de preservar o telescópio sem colocar a segurança de ninguém em risco. No entanto, após receber e revisar as avaliações de engenharia, não encontramos nenhum caminho a seguir que nos permitiria fazê-lo com segurança. E sabemos que um atraso na tomada de decisão deixa toda a instalação sob o risco de um colapso descontrolado, colocando desnecessariamente pessoas e também as instalações adicionais”, explicou Sean Jones, diretor-assistente do Diretório de Ciências Matemáticas e Físicas da NSF.

“O telescópio corre atualmente um sério risco de colapso inesperado e descontrolado. De acordo com avaliações de engenharia, mesmo tentativas de estabilização ou teste de cabos podem resultar na aceleração da falha catastrófica. Os engenheiros não podem nos dizer a margem de segurança da estrutura, mas informaram à NSF que a estrutura entrará em colapso por conta própria em um futuro próximo”,  disse Ralph Gaume, diretor da Divisão de Ciências Astronômicas da NSF.

Segurança

Na coletiva de imprensa, dada para comunicar essa decisão, as autoridades enfatizaram bastante que a decisão se baseou tendo a segurança como prioridade. E não foi uma decisão baseada no trabalho científico, que Arecibo fez nas últimas décadas e que poderia ainda fazer no futuro.

Além disso, Guame disse que a agência vai coordenar com os cientistas que tinham planos de usar o telescópio Arecibo para mudar seus projetos de pesquisa assim que for possível. Contudo, essa instalação era única. Principalmente a sua capacidade de radar, que era bastante usada para estudar asteroides perto do nosso planeta  outros  objetos do sistema solar.

Mas os funcionários disseram que se eles conseguirem desativar o telescópio de uma forma controlada, os outros ativos do observatório, como por exemplo o centro de visitantes, um instrumento de ciência atmosférica e uma segunda ferramenta atmosférica na ilha vizinha, podem sim sobreviver.

De acordo com os oficiais da NSF, o foco deles é desativar a antena de rádio com segurança e proteger o máximo possível das outras instalações no local.

E eles ainda enfatizaram que não estão desativando o Observatório de Arecibo como um todo. Eles reconhecem a importância dessa instalação e, a longo prazo, planejam garantir o futuro do local e da ciência que esse lugar promoveu por décadas.

7 famosos brasileiros que se parecem com celebridades internacionais

Matéria anterior

7 cores e o que elas significam em algumas partes do mundo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.