Curiosidades

7 cores e o que elas significam em algumas partes do mundo

0

Quando você achar que sabe tudo sobre uma coisa tão simples quanto as cores, talvez, você deva rever os seus conceitos de cores. Sim, e não é só você. Todos nós entendemos errado muitas coisas a respeito das cores. O simples ato de enxergar as cores é mais complexo do que se imagina. Envolve uma série de variáveis, ciência, nossos olhos, cérebro e até a linguagem, que pode determinar como vemos as cores.

E quando associamos uma cor com um determinado sentimento ou ideia, pode ser difícil imaginá-la ou desassociá-la daquilo. No entanto, uma tonalidade pode ter vários significados diferentes dependendo da cultura.

As cores têm um papel muito grande em nossas vidas. E podem até afetar nosso humor e a forma como vivenciamos o mundo. E você sabe o significado da sua cor preferida ao redor do mundo? Mostramos alguns casos aqui.

1 – Azul

Nas culturas ocidentais, o azul traz confiança, segurança e autoridade. Por conta disso, ela é considerada por várias pessoas como sendo a cor certa para uma opção mais segura. Mas essa cor também pode estar relacionada com sentimentos de tristeza e solidão.

E em países como Turquia, Grécia, Irã e Albânia, o azul traz consigo o significado de proteção contra o mal. E amuletos em forma de olho azul são usados para proteção contra a inveja.

2 – Verde

O verde foi associado a coisas como natureza, frescura, consciência ambiental, riqueza e inveja nas culturas ocidentais. Já na Indonésia, a cor é tradicionalmente proibida. E no México, ela representa a independência do país.

O verde, no Oriente Médio, significa fertilidade, sorte e riqueza. E ele é uma cor bastante tradicional do Islamismo. Já em algumas culturas orientais, a cor pode simbolizar infidelidade.

3 – Amarelo

Nas culturas ocidentais, a cor é relacionada à luz do sol. Do mesmo modo, felicidade, otimismo, calor e alegria. Mas ela também pode significar cuidado e covardia.

Já na China, o amarelo é associado ao elemento terra. Além disso, representa a realeza. E na Alemanha, essa é a cor que representa a inveja.

4 – Laranja

Essa cor está associada ao outono, colheita e calor, nas culturas ocidentais. No induísmo, o laranja claro do açafrão é considerado uma cor sagrada. Igualmente, a cor ainda atrai sorte.

Com certeza, todos se lembram dos monges budistas usando seus mantos laranjas. Eles os usam porque a cor simboliza uma chama, que irradia luz e pureza parecida com o ouro que é encontrado na natureza.

5 – Rosa

Para as culturas ocidentais, o rosa é muito associado ao feminino, amor, romance, carinho e nascimento de meninas. No entanto, no Japão, a cor é mais relacionada à masculinidade.

É dito que a cor é mentalmente estimulante, calmante e diminui o comportamento violento. Em suma, é por isso que muitas celas de prisão são pintadas de rosa.

6 – Roxo

Basicamente no mundo todo, essa cor costuma ser associada à realeza, riqueza e nobreza. Contudo, a cor também pode simbolizar piedade e fé. Especificamente no catolicismo, o roxo se refere à penitência.

A cor, na Tailândia, é associada ao luto e à dor da perda de alguém.

7 – Vermelho

Em várias culturas asiáticas, essa talvez seja a cor mais significativa. Até porque ela representa a boa sorte, alegria, prosperidade e celebração. Da mesma maneira, em vários feriados chineses, o vermelho é usado.

Na Índia, o vermelho quer dizer pureza, fertilidade e prosperidade. Em síntese, por esse motivo, as noivas indianas se vestem tradicionalmente de vermelho no casamento.

Já nas culturas ocidentais, a cor quer dizer paixão, emoção, amor, perigo e outras coisas. No Egito, ele é símbolo de sorte. E no Irã, é sinônimo de coragem.

Icônico telescópio Arecibo será demolido

Matéria anterior

Um soldado medieval com espada e facas foi descoberto no fundo de um lago na Lituânia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos