Inesperado: por que o plantio de árvores pode piorar a qualidade do ar nas áreas urbanas?

Somos ensinados, desde sempre, que as árvores são extremamente importantes para o nosso planeta. São imprescindíveis para a vida na Terra, ainda mais agora que estamos passando por mudanças climáticas profundas por conta do descaso com a natureza. Por conta disso que várias cidades estão plantando árvores para melhorar a qualidade do ar. Contudo, o resultado disso pode ser o contrário do objetivo e acabar piorando a qualidade do ar.

Isso é visto no estudo publicado na revista Environmental Science & Technology que analisou o impacto da ecologização urbana na qualidade do ar na cidade de Nova Iorque. Até porque a ideia tem o plano de aumentar a cobertura arbórea de 22% para 30% com carvalhos e eucaliptos. Então, o estudo fez o cálculo das emissões de compostos orgânicos voláteis biogênicos (BVOCs, em inglês) e a contribuição dele para a formação de ozônio.

Plantar árvores para melhorar a qualidade do ar

Meteored

Conforme o estudo, não são todas as espécies de árvores que funcionam da mesma maneira. Isso porque, dentre os compostos orgânicos voláteis, as árvores liberam isopreno, que é uma substância química que acaba reagindo com outros gases poluentes do ar e produz ozônio, que é prejudicial para a respiração.

Nas áreas rurais, o isopreno se combinar com outros gases não é um problema, mas onde o ar já é poluído isso pode ser sim um problema.

No seu estudo, os pesquisadores usaram um modelo MEGAN de alta resolução para fazer a estimativa da evolução das emissões de isopreno nos mais variados cenários de plantio de árvores para melhorar a qualidade do ar.

Em um cenário onde a arborização de Nova York vá para 30%, as emissões de isopreno poderiam aumentar entre 1,4 e 2,2 vezes. E isso são resultados somente em Manhattan. Pro conta disso, o ozônio poderia chegar entre oito e 19 partes por bilhão (ppb), ou até 30%. Isso faria com que Nova York passasse dos limites de qualidade do ar considerados saudáveis nos EUA.

Verdadeiro problema

Meteored

Claro que plantar árvores para melhorar a qualidade do ar é uma ótima iniciativa, e até defendida pelos pesquisadores do estudo. Isso porque elas capturam o dióxido de carbono, diminuem a ilha de calor urbana e melhoram a saúde física e o bem-estar das pessoas.

“Somos todos a favor de plantar mais árvores. Elas trazem muitas coisas boas. Mas se não tomarmos cuidado, poderemos piorar a qualidade do ar”, disse Róisín Commane, químico atmosférico do Observatório Terrestre Lamont-Doherty da Columbia Climate School e coautor do estudo.

Conforme ressaltaram os pesquisadores, as árvores não podem ser responsáveis pela poluição do ar. O verdadeiro problema é o nível alto de óxido de nitrogênio (NOx), que é uma substância vinda da combustão fóssil e das atividades industriais.

Tanto que, se ele não existisse no meio ambiente, as pessoas não precisariam se preocupar com as emissões de isopreno, nem com a quantidade ou tipo de árvores a serem plantadas para melhorar a qualidade do ar.

“Se reduzíssemos significativamente o NOx, as árvores não seriam um problema”, concluiu Dandan Wei, autor principal do estudo.

Fonte: Meteored

Imagens: Meteored

Seguir
Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...