Curiosidades

Israel utiliza maionese para salvar tartarugas atingidas por derramamento de óleo

0

Após um vazamento de óleo ter espelhado uma grande quantidade de resíduos ao longo da costa litorânea de Israel, inúmeras tartarugas marinhas foram resgatadas pelas autoridades competentes. De acordo com uma reportagem publicada pela BBC, os animais, agora, estão sendo tratados com maionese.

Segundo os funcionários do Centro Nacional de Resgate da Tartaruga Marinha de Israel, o condimento, comumente utilizado na gastronomia mundial, ajuda a promover uma limpeza do sistema digestivo dos répteis.

Tartarugas resgatadas

Conforme expôs a mídia internacional, vazamentos de óleo são comuns em Israel e, por esse motivo, são considerados um dos maiores desastres ambientais da história do país. Em relação ao último vazamento que ocorreu na costa litorânea de Israel, as autoridades locais, até o momento, não sabem dizer o motivo que ocasionou o incidente. O caso segue sendo investigado.

Mesmo sem ter pistas, as autoridades que investigam o caso acreditam que o derramamento pode ter se originado de uma embarcação em alto-mar. Desde que o incidente ocorreu, tanto voluntários como soldados do país têm unido forças para remover a substância oleosa, que, como se sabe, causa diversos prejuízos à fauna de Israel – o que inclui as tartarugas marinhas, as quais, atualmente, são ameaçadas de extinção.

Em entrevista ao jornal israelense Haaretz, o fundador e diretor do Centro Nacional de Resgate da Tartaruga Marinha, Yaniv Levy, informou que, no momento, cerca de 27 tartarugas estão recebendo tratamentos adequados. De todos os répteis que foram resgatados, seis estão com graves sequelas provocadas pelo óleo.

“Todas elas chegaram aqui com uma camada de óleo na cabeça e nos olhos, narinas, boca, sistema digestivo e estômago”, disse Levy. “Com esse tipo de dano, elas não têm chance de sobreviver sem tratamento. Nós removemos o óleo das narinas e olhos para que elas pudessem respirar e enxergar”.

Maionese

Conforme foi divulgado pela BBC, a equipe responsável por tratar as tartarugas marinhas aderiu o uso de óleo vegetal com o intuito de afinar o resíduo petrolífero, já a maionese tem sido utilizada para diluir a substância, que ajuda a remover o óleo petrolífero das paredes dos estômagos e intestinos dos répteis.

“Elas chegaram até nós cobertas de óleo. Com o sistema digestivo cheio de óleo por dentro e por fora”, disse Guy Ivgy, assistente veterinário, à agência Associated Press. “Seguimos alimentando-as com maionese, que praticamente limpa todo o sistema e consegue romper os resíduos de óleo”.

De acordo com as informações publicadas pelos portais de notícias internacionais, as tartarugas marinhas devem levar entre sete e quinze dias para se recuperar totalmente. Se tudo ocorrer como o previsto, depois desse período, os répteis devem ser devolvidos ao habitat natural.

Embora utilizar maionese em tratamentos não seja comum, essa não é a primeira vez que o condimento é utilizado por especialistas para salvar tartarugas. Segundo a BBC, o Hospital da Tartaruga, na Flórida, Estados Unidos, acredita que a maionese é a forma mais “segura, atóxica e eficiente de limpar tartarugas cobertas por óleo”.

Risco

Atualmente, o aumento rápido da temperatura dos oceanos e as alterações nas correntes, ambas causadas pelas mudanças climáticas, estão colocando esses animais em risco.

De acordo com um estudo realizado pelo Greenpeace, “essas mudanças fazem com que inúmeras espécies de tartarugas tenham que viajar mais e, com isso, a energia extra gasta faz com que o número de ovos que depositam em cada estação reduza o tamanho da população”.

No litoral da Guiana Francesa, o número de ovos postos pelas tartarugas marinhas é aproximadamente 100 vezes menor.

Vietnamita realiza 9 cirurgias plásticas após ser ridicularizado em entrevista de emprego

Matéria anterior

Pássaro raro é fotografado nos Estados Unidos por ornitólogo aposentado

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.