CuriosidadesMundo Animal

Pássaro raro é fotografado nos Estados Unidos por ornitólogo aposentado

0

Recentemente, uma foto de um pássaro que é metade fêmea e metade macho causou um grande burburinho na internet. O animal, que foi fotografado por um observador na Pensilvânia, é extremamente raro. De acordo com uma reportagem publicada pela BBC, o observador só conseguiu registrar o pássaro graças a uma próxima amiga, que o informou sobre o paradeiro do cardeal-do-norte (Cardinalis cardinalis).

A presença de ambos os sexo no espécime é notória a olho nu, pois os machos são vermelhos brilhantes e as fêmeas possuem uma coloração marrom clara. Como o pássaro que foi capturado pelas lentes da câmera do observador possui ambas características, não há dúvidas que o registro mereça um destaque nos portais de notícias.

O registro do pássaro metade fêmea e metade macho

Quem avistou o pássaro foi a amiga do ornitólogo aposentado Jamie Hill, 69. O cardeal-do-norte estava em uma das árvores que ilustram as paisagens do condado de Warren, no Estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Em entrevista à BBC, o ornitólogo revelou que registrar o espécime foi “um momento único em sua vida”.

Assim que se deparou com o pássaro, Hill questionou se o cardeal-do-norte era leucístico – um termo utilizado pelos especialistas para definir espécimes que sofrem perda de pigmentação em parte das penas. A dúvida foi sanada logo depois que o ornitólogo começou a analisar os registros.

Após estudar minuciosamente as imagens, o ornitólogo concluiu que o cardeal-do-norte tinha o que os pesquisadores chamam de ginandromorfismo, um fenômeno que é comumente observado em insetos, crustáceos e pássaros que têm um ovário e um testículo funcionando.

“Depois de capturar as imagens, meu coração bateu forte pelas cinco horas seguintes, até que pudesse chegar em casa e processar as imagens para ver o que tinha conseguido”, explicou Hill.

“Tenho procurado pelo extinto pica-pau-bico-de-marfim há quase duas décadas, e fotografar esta versão rara de um de nossos pássaros de quintal mais comuns, este cardeal-do-norte ginandromorfo, foi quase tão emocionante quando se eu realmente encontrasse o pica-pau e conseguisse fotografá-lo”, acrescenta.

Pássaros ginandromorfos

“Aves metade fêmeas e metade machos são um fenômeno muito raro”, revelou o professor Brian Peer, da Western Illinois University, Estados Unidos, que se dedica exclusivamente em estudar cardeais-do-norte ginandromorfos bilaterais.

De acordo com Peer, “os cardeais-do-norte são pássaros muito comuns na América do Norte”. Para o profissional, mesmo que a ave seja rara, é extremamente fácil reconhecer um espécime ginandromorfo porque tanto o macho quanto a fêmea possuem características diferentes. “Mas o fenômeno pode passar despercebido em algumas espécies”.

“O ginandromorfismo bilateral é aparentemente causado por um erro durante a divisão celular”, diz Peer.

“Um óvulo e seu corpo polar associado são fertilizados por espermatozóides separados. O indivíduo resultante é uma quimera macho-fêmea”, completa.

Conforme expôs a BBC em sua reportagem, o cardeal-do-norte ginandromorfo registrado pelo ornitólogo Hill não é o primeiro a ser visto na área. De acordo com a revista National Geographic, em 2019, um casal avistou um pássaro com características semelhantes nos arredores do condado de Warren. O ornitólogo, nesse ínterim, acredita que o pássaro que registrou poderia ser o mesmo.

Israel utiliza maionese para salvar tartarugas atingidas por derramamento de óleo

Matéria anterior

Pilotos da American Airlines avistam OVNI ao sobrevoar Novo México

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos