5 alimentos naturais que prejudicam sua saúde

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      31/08/15 às 14h09

A alimentação natural já foi alvo de preconceito por muito tempo entre as pessoas.
Atualmente, as pessoas buscam comer alimentos mais frescos, saudáveis e mais próximos da natureza, pois trazem mais benefícios ao corpo além de trazerem muitas vantagens. Existem alimentos de todos os tipos. Aqui na Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você 5 alimentos que você precisa parar de comer hoje ainda(Clique aqui e confira a matéria).

Algumas substâncias contidas em alguns alimentos naturais possuem fatores antinutricionais. Os alimentos naturais nem sempre são benéficos à saúde. Essas substâncias interferem na absorção, digestibilidade e até podem ser prejudiciais à sua saúde se forem ingeridos em altas quantidades. O site "Minha Vida" publicou uma listagem com quatro alimentos naturais que podem ser prejudiciais à saúde humana.

Confira:

1 - Cogumelos

Shiitake-na-Quinta-Topo-770x490

Existem uma enorme diversidade de cogumelos comestíveis, mas não é aconselhável você sair por aí e ir colhendo cogumelos pelos lugares para comer. Os tipos mais conhecidos deles são Champignons de Paris, Porcini, Portobello, Shimeji, Shitaki, Funghis Secchis entre outros. Esses diferentes alimentos são ricos em vitaminas C e D, além de complexo B, fósforo, potássio, iodo, sódio e cálcio.

Mas é importante você ter muita atenção quando for ingerir cogumelos, pois mais de 4 mil espécies deles são venenosas. Quando for ingerí-los, procure saber se ela não é uma espécie venenosa, além de adquirir informações sobre o número de lote, dados sobre a produção e a origem do cogumelo.

2 - Castanha do Pará

ourico_castanha_do_para_ok

A castanha do Pará pode, literalmente, fazer a diferença na sua alimentação podendo te ajudar a emagrecer e evitar doenças graves,como o câncer, por exemplo. Mas se você consumir seis castanhas por dia, já pode ser prejudicial à sua saúde. O consumo em excesso pode levar o corpo humano a uma condição tóxica chamada de selenose, pois as castanhas possuem 542 mcg de selênio, cerca de 774% da recomendação exigida pelos nutricionistas.

A selenose é conhecida como uma condição tóxica de sintomas bem fortes, como dor abdominal, fadiga, vômitos, náuseas, mau hálito, danos ao sistema nervoso, perda de cabelo, distúrbios gastrointestinais e descamação das unhas.

3 - Mandioca

macaxeira-cozida

Ela já foi chamada de "rainha do Brasil" e até foi aclamada em discurso pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff. A raiz da mandioca possui dois tipos de carboidrato: a amilopectina e a amilose, que liberam glicose de forma mais lenta para o corpo e facilita a digestão, dando energia para o corpo e evitando picos de açúcar no sangue. Mas a mandioca pode ser prejudicial à sua saúde. A espécie Mahihot Esculenta, a famosa mandioca brava, apresenta um risco grave para a saúde.

A mandioca dessa espécie possui glicosídeos cianogenéticos que liberam ácido cianídrico, uma substância responsável por causar convulsão, falta de ar, fraqueza muscular, agitação, cansaço, confusão mental e até a morte.

4 - Carambola

Beneficios-medicinais-da-Carambola-3

A carambola possui um sabor adstringente. Tanto casca quanto fruta em si são grandes fontes de redução de colesterol e fibra dietética que ajuda na digestão dos alimentos. Ela é benefício contra o envelhecimento, boa para a pele, cabelo, digestão, prevenção do câncer e o sistema imunológico.

Mas com todos esses benefícios, a carambola possui ácido oxálica que pode aumentar a formação de cálculos renais de cálcio, em quantidade elevada. É importante você ter atenção quando for comer, pois consumida em excesso pode causar pedras nos rins.

5 - Café

beneficios-do-cafe

Consumido em todo o canto do mundo, o café é um alimento que pode causar danos à saúde, se consumido em excesso. Os brasileiros, segundo uma pesquisa, são uma das populações que mais consomem café diariamente. O café em excesso pode causar ansiedade e estress.

Segundo os médicos, o recomendado é tomar de uma até duas xícaras de tamanho pequeno da bebida por dia e, se possível, tomas com leite pela manhã.

Fonte: (Minha Vida)

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+