Isso é o que acontece quando colocamos uma moeda no gelo seco

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      27/09/14 às 21h43

Mesmo se você não gostar de química, é preciso concordar que esse ramo da Ciência possibilita as experiências mais curiosas possíveis. Isso porque, como essa é uma área que lida diretamente com os elementos e substâncias químicas, não é difícil pensar em alguma "travessura nerd" que seja interessante.

Aliás, muitas dessas experiências acabam mesmo fazendo sucesso no YouTube, como é o caso desse vídeo que você confere logo abaixo. As imagens são de um experimento, no mínimo engraçado, que mostra o que acontece quando a gente resolve encravar uma moeda no dióxido de carbono ou, como é mais conhecido, no gelo seco em estado sólido.

Embora seja interessante, o resultado da experiência é totalmente inesperado. Isso porque, segundos após o objeto ser inserido em um bloco de gelo seco, ele começa a vibrar loucamente e, em consequência, consegue produzir até um barulhinho. (Descubra também o que acontece quando colocamos uma uva no micro-ondas)

Veja só:

Quer saber porque isso acontece?

De acordo com especialistas, o calor do metal faz com que o gelo seco - que quando sólido pode chegar a uma temperatura negativa de 75 °C , em média - comece a sublimar, se transformando em gás, sem passar pelo estado líquido. Isso, em consequência, faz com que haja uma mudança na pressão.

Assim, à medida que o gás empurra a moeda, ela acaba fazendo um furo maior no gelo seco, produzindo também correntes de ar maiores que as anteriores. Isso ajuda a empurrar ainda ainda mais a moeda e faz com que ela vibre e produza o tal barulho. Entendeu?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+