A sétima arte sempre foi um jeito que nós as pessoas tem de escapar de sua realidade e entrar em outro mundo. Quem nunca foi ao cinema e esqueceu dos problemas que estavam do lado de fora daquelas paredes? Os filmes servem para que possamos ver outras realidades além da nossa, e nos transmitem emoções. Seja alegria, tristeza, medo ou qualquer outra.
Dentre os vários gêneros, as cinebiografias caíram no gosto tanto da crítica como do público mostrando a vida de grandes nomes da música. Como por exemplo, “Bohemian Rhapsody” que mostrou a vida do cantor Freddie Mercury, vocalista da banda Queen. O filme levou para casa cinco estatuetas do Oscar.
E claro que para uma cinebiografia conquistar o público e passar a verdade sobre a história da vida de alguém o trabalho dos atores que estão vivendo aquela personalidade tem que ser muito bom. Mostramos aqui alguns atores que fizeram um ótimo trabalho vivendo grandes nomes da música.
A cinebiografia de Freddie Mercury foi um sucesso absoluto entre a crítica e o público. Além da história de vida do vocalista do Queen ser emocionante, a atuação de Rami Malek como Freddie foi impecável.
O ator ganhou o Oscar de Melhor Ator quando interpretou o lendário cantor e pianista Ray Charles no filme “Ray”, de 2004.
Em “Johnny & June”, o elogiado drama biográfico sobre a vida do ícone da música country Johnny Cash, o ator Joaquin Phoenix brilhou em sua interpretação. Tanto que seu trabalho foi reconhecido com um Globo de Ouro.
E não somente ele brilhou nesse filme como uma estrela da música. Reese Witherspoon interpretou June Carter, a esposa do cantor e também cantora. A interpretação dela foi tão impecável que a atriz ganhou um Globo de Ouro e um Oscar.
A atriz francesa brilhou muito vivendo a cantor Edith Piaf na cinebiografia “Piaf – Um hino ao amor”, de 2007. O trabalho de Marion foi tão bom que a atriz foi reconhecida ganhando o Oscar de Melhor Atriz.
O diretor Oliver Stone quis mostrar em seu filme “The Doors – O filme” a ascensão e decadência de Jim Morrison, o vocalista da banda que morreu bem novo, aos 27 anos. Quem viveu o músico foi o ator Val Kilmer que fez um trabalho excelente mostrando como levar a extremos o lema “sexo, drogas e rock’n’roll”.
Antes de o ator ser conhecido no mundo todo como o Pantera Negra, Chadwick interpretou brilhantemente o cantor James Brown, no filme homônimo de 2014. O cantor é conhecido como o “padrinho do soul” ou “rei do funk”.
“O Pianista” é um filme de Roman Polanski bastante aclamado. Ele conta da trajetória de Wladyslaw Szpilman, um músico judeu polonês que é interpretado por Adrien Brody, que está lutando para sobreviver depois da Segunda Guerra Mundial. O ator foi muito aclamado por sua atuação e venceu o Oscar de Melhor Ator.
O ator ganhou destaque no mundo da atuação depois de ter interpretado o gênio Brian Wilson, o vocalista e compositor dos Beach Boys, em “Love & Mercy”. O músico viveu toda sua vida com problemas com sua esquizofrenia.
Na fase mais madura do músico, quando ele está doente e abandonado pela família e cuidado por um psiquiatra abusivo ele é interpretado por John Cusack.
A cantora também tem um currículo bem grande como atriz. E um dos papéis onde JLo brilhou foi vivendo a icônica Selena Quintanilla-Perez, cantora que fez história nas paradas musicais latina e foi tragicamente assassinada.
O filme “O garoto de Liverpool” conta a história de John Lennon, um adolescente solitário, abandonado por sua mãe e criado por sua tia autoritária, e sua amizade com Paul McCartney. O ator deu vida ao icônico ex-Beatle.