Ciência e TecnologiaCuriosidades

Qual a diferença entre voto nulo e branco?

0

Recebemos muitos emails na última semana, de pessoas que não sabiam a diferença entre esses dois tipos de voto. Sendo assim, o Fatos Desconhecidos resolveu criar uma matéria para deixar os nossos leitores (e eleitores) um pouco mais informados sobre o que significa cada um deles.

Lembrando que todas essas explicações foram retiradas do site JusBrasil e do TRE. Utilizando as informações mais atualizadas possíveis.

Voto em Branco

Antigamente para votar em branco bastava não marcar a cédula, atualmente é preciso pressionar a tecla “branco”, ao invés de digitar o número de qualquer candidato.

Antes o voto em branco era considerado um voto de conformismo e era acrescentado ao candidato que tinha a maioria dos votos no final da contagem. Atualmente ele serve apenas para fins estatísticos, sendo desconsiderado da mesma forma que o voto nulo.

Voto nulo

Voto nulo, é quando a pessoa vota em um número que não pertence a nenhum candidato, confirma o voto, “anulando” assim o próprio voto. Ele é muitas vezes considerado um voto de protesto. Mas, na verdade, assim como o voto em branco é completamente desconsiderado e só serve para fins estatísticos.

O voto nulo é capaz de anular uma eleição?

Na verdade não. Se 99,9% dos votos de uma eleição forem nulos, ganha o candidato que tiver apenas 1 voto. Entenda:

12_09_13_infograficovotosnulos_dd
Sendo assim, mesmo que toda a população mostre o próprio descontentamento através do voto, nada muda na legislação eleitoral vigente e os candidatos não são alterados, elegendo-se o candidato que teve o maior número de votos válidos. O que você acha disso?

Ator Robin Williams é encontrado morto em sua casa aos 63 anos

Matéria anterior

Quem é a pessoa estampada nas cédulas do real?

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.